Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

5G. Deliberação de retirada da Huawei foi "muito além" da prática

O presidente executivo (CEO) da NOS realçou hoje que a deliberação de Portugal que retirou a Huawei da lista de fornecedores foi "muito além daquilo que foi prática na Europa".

5G. Deliberação de retirada da Huawei foi "muito além" da prática
Notícias ao Minuto

19:24 - 15/05/24 por Lusa

Economia 5G

Miguel Almeida comentava a questão sobre a retirada da chinesa Huawei do 'core' da rede 5G em Portugal, durante o debate Estado das Comunicações, no 33.º Congresso da APDC, que termina hoje em Lisboa.

"Desde logo convém realçar que a deliberação vai muito além daquilo que foi a prática na Europa, em termos da abrangência de componentes de rede que estão abrangidas por esta medida", disse.

A NOS não utilizava a Huawei na sua rede 5G.

O CEO da Vodafone Portugal, Luís Lopes, fez suas "as palavras do Miguel" Almeida.

"Desde alguns meses sinto que relativamente a isto há um maior diálogo que em algum momento em que foram tomadas algumas decisões nesta matéria que levantariam problemas operacionais significativos para o país, problemas operacionais esses que depois com mais diálogo estão a ser compreendidos e endereçados de forma construtiva", acrescentou Luís Lopes.

Em maio de 2023, a Comissão de Avaliação de Segurança (CAS), no âmbito do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, divulgou uma deliberação sobre o "alto risco" para a segurança das redes e de serviços 5G do uso de equipamentos de fornecedores que, entre outros critérios, sejam de fora da UE, NATO ou OCDE e que "o ordenamento jurídico do país em que está domiciliado" ou ligado "permita que o Governo exerça controlo, interferência ou pressão sobre as suas atividades a operar em países terceiros".

A deliberação não refere nomes de empresas ou de países, mas o certo é que o caso da Huawei surge na memória, nomeadamente porque a tecnológica chinesa foi banida das redes 5G em outros países europeus.

Leia Também: BCP. Redução de negócio de banco é expectável face à política monetária

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório