Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

BCE diz que não se pode comprometer com futuras descidas das taxas

O presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, disse hoje que o Banco Central Europeu (BCE) não se pode comprometer com uma série de cortes mesmo que as taxas de juro caiam em junho.

BCE diz que não se pode comprometer com futuras descidas das taxas
Notícias ao Minuto

11:08 - 24/04/24 por Lusa

Economia Bundesbank

Numa intervenção numa conferência em Berlim, o presidente do banco central alemão sublinhou que seria a favor de uma descida das taxas em junho se os dados aumentassem a sua confiança no regresso da inflação ao objetivo de 2%.

Nagel recordou que as projeções dos especialistas mostram que tal acontecerá até 2025, mas que não está "plenamente convencido de que a inflação regressará efetivamente ao seu objetivo de forma atempada e sustentada".

Explicou que a inflação subjacente permanece elevada, especialmente no setor dos serviços, devido à "continuação do forte crescimento dos salários".

Por conseguinte, o Conselho do BCE continuará a tomar decisões numa base de reunião a reunião e com base nos dados que forem chegando, com o objetivo de restabelecer a estabilidade de preços em breve.

Durante a sua intervenção em Berlim, Nagel também falou do euro digital, que está em fase de preparação e não será introduzido a curto prazo, mas que, na sua opinião, será um sucesso e trará benefícios tanto para os comerciantes como para os consumidores.

Leia Também: A "magnitude" da crise alimentar "agravou-se" em Moçambique em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório