Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Ações em máximos. Que "descoberta comercial importante" fez a Galp?

No domingo, a Galp informou os investidores que a reserva de petróleo na Namíbia, na primeira fase de testes da campanha Mopane, tem potencial para ser uma "descoberta comercial importante". Saiba tudo.

Ações em máximos. Que "descoberta comercial importante" fez a Galp?
Notícias ao Minuto

07:31 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Galp

As ações da Galp têm estado, nos últimos dias, a valorizar no seguimento de a petrolífera ter anunciado que fez uma "descoberta comercial importante". Afinal, que descoberta foi esta?

No domingo, a Galp informou os investidores que a reserva de petróleo na Namíbia, na primeira fase de testes da campanha Mopane, tem potencial para ser uma "descoberta comercial importante".

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa explicou que "só no complexo de Mopane e antes de perfurar poços adicionais de exploração e avaliação, as estimativas de hidrocarbonetos no local são de 10 mil milhões de barris de petróleo equivalente, ou mais".

Ações animadas à boleia desta descoberta

A subida das ações da Galp nos últimos dias é uma reação natural à descoberta comercial significativa na Namíbia e a eventual venda do projeto permite reduzir o risco inerente ao negócio da exploração petrolífera, consideraram analistas consultados pela Lusa.

Ações animadas com descoberta da Galp na Namíbia, dizem analistas

Ações animadas com descoberta da Galp na Namíbia, dizem analistas

A subida das ações da Galp é uma reação natural à descoberta comercial significativa na Namíbia e a eventual venda do projeto permite reduzir o risco inerente ao negócio da exploração petrolífera, consideraram hoje analistas consultados pela Lusa.

Lusa | 18:02 - 22/04/2024

"Neste momento, há uma enorme incerteza quanto ao futuro da exploração, os 'cash flows' [fluxos de caixa] futuros e quanto da sua parcela poderão vender a outras empresas. Contudo, em qualquer dos casos, isto será uma mais-valia clara para a Galp", apontou Henrique Tomé, analista da xtb, em resposta escrita à Lusa.

O analista considerou que se a empresa optar por explorar aquela reserva na Namíbia, terá um incremento de 'cash flow' futuro bastante grande, visto que esta reserva tem enorme potencial.

Por outro lado, se a empresa optar por vender uma parte ou a totalidade do projeto, que detém em 80%, pode arrecadar um grande valor de capital a curto prazo, que poderá utilizar noutros projetos ou distribuir com os seus acionistas.

Galp poderá vender posição na descoberta

Galp poderá vender posição na descoberta "importante" que fez na Namíbia

A notícia está a ser avançada pela Reuters.

Notícias ao Minuto | 11:22 - 22/04/2024

Também o administrador operacional da ActivTrades Brasil, Mário Martins, realçou que "quando ocorre uma descoberta efetiva, a empresa rentabiliza uma parte substancial do seu investimento, nem que seja de forma potencial".

No caso de a empresa colocar à venda parte ou a totalidade do projeto, isto "vai permitir efetivar uma parcela dessa rentabilização, para além de reduzir o risco", explicou o analista.

"Do mesmo modo, a confirmação dessas reservas fornece matéria-prima para mais uns largos anos de operação da empresa, criando assim expectativas adicionais de lucros futuros", acrescentou Mário Martins.

Leia Também: Ações animadas com descoberta da Galp na Namíbia, dizem analistas  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório