Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 28º

Centeno inaugura exposição fotográfica em agência do Banco de Portugal

O governador do Banco de Portugal inaugurou hoje, na agência do banco em Faro, a exposição "Tomemos, então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa", acompanhado pela presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio.

Centeno inaugura exposição fotográfica em agência do Banco de Portugal
Notícias ao Minuto

15:29 - 23/04/24 por Lusa

Economia Faro

A mostra esteve patente pela primeira vez em dezembro passado em Lisboa para celebrar os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, os 25 anos do Nobel atribuído a Saramago e, também, para dar a conhecer a Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos.

Na ocasião, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, sublinhou, nas breves declarações que fez aos jornalistas, que a exposição "demonstra a importância que a instituição tem dado à relação com a comunidade".

"Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor", disse José Saramago, em Estocolmo, em 1998.

Presente na inauguração em Faro, a viúva do Nobel português e presidente da Fundação Saramago, Pilar del Rio, lamentou que a Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, que teve origem no apelo do escritor feito no discurso de Estocolmo, ainda não tenha a visibilidade que se pretendia.

A exposição com imagens do fotojornalista espanhol Gervasio Sánchez vai, em seguida, percorrer outras capitais de distrito onde o Banco de Portugal tem agências.

Ainda esta tarde, Mário Centeno regressa à terra onde viveu até aos 15 anos, Vila Real de Santo António, também no Algarve, para dar uma aula aberta na Escola Secundária da cidade.

Leia Também: Centeno defende condições para vários cortes nas taxas de juro este ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório