Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 28º

Petróleo cai 0,76% com diminuição das tensões no Médio Oriente

O petróleo Brent estava hoje a cair cerca de 0,76%, para cerca de 86,6 dólares por barril, depois de o aumento da tensão geopolítica no Médio Oriente ter feito disparar o preço do barril na passada sexta-feira.

Petróleo cai 0,76% com diminuição das tensões no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

11:21 - 22/04/24 por Lusa

Economia Petróleo

O petróleo Brent, a referência europeia, descia 0,76% por barril, por volta das 10:40, depois de ter recuado hoje no início da sessão até ao mínimo de 85,79 dólares.

Na sexta-feira, o petróleo Brent subiu acima do nível de 90 dólares no início da sessão, na sequência do ataque de Israel contra o Irão, embora o preço do petróleo tenha mais tarde abrandado e terminado em 87,29 dólares,

"Há várias razões para uma eventual reviravolta, incluindo um abrandamento da procura, um abrandamento dos cortes de produção da Arábia Saudita ou um arrefecimento do sentimento de alta para níveis mais normais", observa Norbert Rücker, economista-chefe e investigador da nova geração do banco privado Julius Baer, citado pela Efe.

A este respeito, o especialista recorda que os últimos anos ensinaram os investidores a não subestimar a resiliência do mercado da energia e que as tensões geopolíticas tendem a gerar ruído e subidas de preços que duram semanas, e não meses.

"Além das questões de sentimento de mercado, o mercado petrolífero atual oferece amortecedores de choque", afirma Rücker, que sublinha que os níveis de armazenamento são "confortáveis" e que a Arábia Saudita e os seus aliados dispõem de uma ampla capacidade de produção disponível.

Por outro lado, analistas da Link Securities afirmam que a descida dos preços do petróleo indica que a situação no Médio Oriente parece ter-se estabilizado e acreditam que isso irá apoiar o desempenho das ações.

Os especialistas da Banca March também concordam que as tensões entre Israel e o Irão continuam a desvanecer-se, razão pela qual o petróleo começa a semana em baixa.

Leia Também: Euribor desce a três meses e sobe a seis e a 12 meses

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório