Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

BAD anuncia projeto contra branqueamento de capitais em África

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (GIABA) lançaram um projeto de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, anunciaram hoje as instituições.

BAD anuncia projeto contra branqueamento de capitais em África
Notícias ao Minuto

10:45 - 19/04/24 por Lusa

Economia África

O projeto receberá do BAD um investimento de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros), destinados a apoiar "intervenções eficazes nos regimes de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo nos países membros" do GIABA durante os próximos três anos, segundo o diretor-geral da instituição, Edwin Harris Jr., citado no comunicado.

O investimento do BAD, formalizado esta quinta-feira em Dacar, "complementa os compromissos estratégicos e operacionais" do grupo do banco a nível nacional e regional e "está em conformidade com a sua política e plano de ação sobre a prevenção dos fluxos financeiros ilícitos", ainda de acordo com o mesmo texto.

O diretor-geral do BAD para o Senegal, Mohamed Cherif, sublinhou a qualidade da colaboração entre o GIABA e o banco, que inclui "sessões de formação para os seus países membros e assistência técnica".

O GIABA é uma instituição especializada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), responsável por facilitar a concretização da luta contra o branqueamento de capitais e o combate ao financiamento do terrorismo, garantindo o cumprimento das normas internacionais por parte dos estados daquela região do continente.

Leia Também: França e RCA adotam roteiro para "reforçar" cooperação entre nações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório