Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Possível incerteza política não deverá afetar crescimento do Bankinter

A presidente executiva do Bankinter assinalou hoje que os resultados em Portugal não deverão ser afetados por uma possível incerteza política no país, considerando que há "um enorme potencial de crescimento" para a atividade do banco.

Possível incerteza política não deverá afetar crescimento do Bankinter
Notícias ao Minuto

13:30 - 18/04/24 por Lusa

Economia Bankinter

"Independentemente da situação política, acreditamos que Portugal tem um enorme potencial de crescimento, como temos visto até agora. Acreditamos que continuará, sem dúvida, a repetir a história de sucesso e crescimento que teve nos últimos trimestres e anos", referiu a recém-empossada CEO do Bankinter, Gloria Ortiz, em conferência de imprensa.

O grupo bancário espanhol Bankinter anunciou hoje lucros de 200,8 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, mais 8,7% do que no mesmo período de 2023.

Em Portugal, onde o Bankinter está presente desde 2016, o resultado antes do pagamento dos impostos foi de 47 milhões de euros entre janeiro e março, mais 9% do que no primeiro trimestre de 2023.

Numa análise publicada em março, o Bankinter apontou que o resultado das eleições legislativas de 10 de março deixou "tudo em aberto".

"A possibilidade de novas eleições é real e crescente. A incerteza política une-se à económica", lê-se no documento datado de dia 28 de março e que remete para a discussão do Orçamento do Estado para 2025.

Na conferência de imprensa desta manhã, a CEO do Bankinter, que substituiu María Dolores Dancausa em março, destacou ainda que os custos com pessoal em Portugal aumentaram 9% porque o banco está "a investir para que a organização seja capaz de absorver este crescimento que está a ter".

"A nossa perspetiva é investir e, naturalmente, aumentar a nossa força de trabalho em Portugal", garantiu Gloria Ortiz.

A responsável do grupo espanhol rejeitou um interesse na compra do Novo Banco, apontando que é "um banco com uma dimensão enorme" e que a estratégia para o mercado em Portugal é idêntica à de Espanha.

"Acreditamos que temos as capacidades para crescer em Portugal de forma orgânica", disse Gloria Ortiz.

O grupo Bankinter teve lucros de 844,8 milhões de euros no ano passado, um aumento de 50,8% em relação a 2022 e um recorde na sua história.

Leia Também: Lucros do Bankinter crescem 8,7% no primeiro trimestre para 200,8 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório