Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Homebanking? BdP alerta para situações de fraude com transferências

Esteja atento e siga as recomendações do Banco de Portugal.

Homebanking? BdP alerta para situações de fraude com transferências
Notícias ao Minuto

15:32 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia Banco de Portugal

O Banco de Portugal (BdP) alertou, esta quarta-feira, para situações de fraude em que, com recurso a 'malware' previamente instalado no computador da pessoa que faz uma transferência através do homebanking, um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência.

"Se, após a introdução dos dados da transferência no homebanking do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de 'em atualização') ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de software a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude", alerta o supervisor da banca, em comunicado.

Ora, "durante esse período, o infrator pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos".

O que fazer? 

"Leia sempre com atenção todos os detalhes que são apresentados na página de confirmação da transferência ou no SMS enviado pelo banco, antes de autorizar a operação. Confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido", recomenda o supervisor. 

Além disso, "em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte o seu banco de imediato, através dos canais habituais". 

"Se detetar que realizou uma transferência em que possa ter sido vítima de fraude, informe também os órgãos de polícia criminal competentes (PSP, GNR ou PJ) ou o Ministério Público. Se necessário, peça ao seu banco novas credenciais de acesso ao homebanking", pode ainda ler-se. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório