Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de dois milhões de contribuintes já entregaram a declaração do IRS

Até às 1h29 desta terça-feira tinham sido submetidas 2.065.048 declarações do IRS.

Mais de dois milhões de contribuintes já entregaram a declaração do IRS
Notícias ao Minuto

07:30 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Mais de dois milhões de contribuintes já entregaram a declaração do IRS ao 16.º dia da campanha, que decorre até ao final de junho, de acordo com os dados atualizados esta terça-feira no Portal das Finanças. 

Até às 1h29 desta terça-feira tinham sido submetidas 2.065.048 declarações do IRS,  sendo a maioria (1.622.610) de contribuintes que no ano passado tiveram apenas rendimentos de trabalho dependente (categoria A) e/ou de pensões (categoria H).

Já as declarações de contribuintes com outras tipologias de rendimentos rondaram as 442.438.

Os primeiros reembolsos já começaram a cair na conta dos contribuintes, cumprindo-se assim o prazo verificado em anos anteriores - de mais ou menos duas semanas. 

De referir que em ambos os casos os número incluem as cerca de 40 mil declarações que já tinham sido submetidas este ano e que dizem respeito a declarações de substituição ou a primeiras entregas de rendimentos relativos a anos anteriores - não integrando, por isso, a atual campanha de IRS.

Na campanha do ano passado foram liquidadas cerca de seis milhões de declarações do IRS, das quais 32,7% foram submetidas através do IRS Automático e 67,3% de forma manual.

O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina a 30 de junho, com a lei a determinar que as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto. O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Leia Também: Reembolsos do IRS já estão a (começar a) cair na conta dos contribuintes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório