Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dirigente da Fed prevê descida das taxas de juro apesar da inflação

O presidente da Reserva Federal (Fed) de Nova Iorque, John Williams, afirmou hoje que ainda é esperada uma descida das taxas de juro este ano, apesar da aceleração da inflação nos últimos meses.

Dirigente da Fed prevê descida das taxas de juro apesar da inflação
Notícias ao Minuto

19:19 - 15/04/24 por Lusa

Economia Fed

"Em determinado momento teremos de iniciar o processo para colocar as taxas de juro em níveis mais normais e, do meu ponto de vista, esse processo começará provavelmente este ano", declarou John Williams à Bloomberg TV.

"Creio que a política monetária está no bom caminho atualmente", acrescentou.

Nos Estados Unidos, a inflação, que recuou de forma acentuada nos últimos meses de 2023, voltou a acelerar desde o início deste ano.

Em março, situou-se em 3,5% depois de ter ficado em 3,2% em fevereiro, segundo o índice CPI divulgado pelo Departamento do Trabalho.

O banco central norte-americano, que subiu as taxas de juro até julho do ano passado para travar a inflação, corre o risco de ter de esperar antes de as baixar, para evitar um novo aumento dos preços.

O mercado esperava que a primeira descida fosse decidida em junho, mas agora aponta para setembro, segundo uma avaliação do CME Group.

"Creio que a economia continuará a crescer a um ritmo sólido este ano, mas provavelmente menos" do que em 2023, "da ordem de 2%", disse Williams, quando no ano passado o crescimento ficou em 3,4% em ritmo anualizado.

Leia Também: Inflação deverá recuar para 2,5% em 2024 (e manter trajetória)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório