Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Com 50€ quanta carne se consegue comprar? E peixe? E frutas e legumes?

Fique a par dos cálculos da DECO PROteste.

Com 50€ quanta carne se consegue comprar? E peixe? E frutas e legumes?
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia Supermercados

Com 50 euros já só se compram 8,4 quilos de carne ou cinco quilos de peixe ou 25 quilos de frutas e legumes, de acordo com contas da DECO PROteste. Há dois anos, antes de começar a guerra na Ucrânia, era possível comprar mais quantidades. 

Começamos pela carne: Em janeiro de 2022, com 50 euros, era possível comprar mais de 11 quilos de carne. Em abril de 2024, com o mesmo valor, o consumidor consegue comprar pouco mais de oito quilos, de acordo com as contas da organização de defesa do consumidor.

Quanto ao peixe, se quiser comprar um cabaz com bacalhau graúdo, dourada, salmão, pescada fresca, carapau, peixe-espada-preto, robalo e perca, 50 euros não dão para mais do que 4,8 quilos. De acordo com os dados da DECO PROteste, o carapau é o peixe mais barato e o salmão o mais caro. 

"Entre 5 de janeiro e 9 de março de 2022, logo após o início da guerra na Ucrânia, o preço do peixe baixou ligeiramente. A 9 de março desse ano, 50 euros compravam 6,4 quilos destas oito variedades de peixe. Desde então, os preços subiram e, em abril de 2024, 50 euros não chegam sequer para cinco quilos de peixe se o consumidor quiser variedade", pode ler-se no comunicado da organização. 

E quanto às frutas e legumes? Há dois anos, com 50 euros era possível comprar 32 quilos de frutas e legumes. Em abril de 2024, pelo mesmo valor, o consumidor só consegue levar para casa um cabaz com 25 quilos de 13 hortofrutícolas diferentes. 

"A laranja foi a fruta que mais viu o seu preço oscilar e subir nos últimos dois anos. Em janeiro de 2022, um quilo custava 1,08 euros. Já em abril de 2024, para comprar um quilo de laranjas era preciso gastar 1,81 euros (mais 67 por cento)", pode ainda ler-se. 

Leia Também: Antes de comprar, simule: Há novo comparador de preços dos supermercados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório