Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente da CMVM admite preocupação com o BES

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, admitiu hoje que o supervisor está preocupado com a estabilidade do Banco Espírito Santo (BES), face à sequência de notícias negativas que tem vindo a público recentemente.

Presidente da CMVM admite preocupação com o BES
Notícias ao Minuto

11:10 - 24/07/14 por Lusa

Economia Carlos Tavares

"Preocupa-nos a estabilidade da instituição", afirmou o responsável perante os deputados da comissão do Orçamento e Finanças, numa audição especial sobre a situação do Grupo Espírito Santo (GES), do qual o BES é o principal ativo.

Carlos Tavares realçou que o já denominado 'caso BES', "é um caso clássico de conflito entre a supervisão de natureza prudencial e a comportamental", isto, porque "a supervisão prudencial tem como principal objetivo manter a estabilidade do sistema e a comportamental fornecer ao mercado o máximo de informação possível".

Assim, tem que haver um fino "equilíbrio" entre ambas, defendeu, já que, se por um lado, o supervisor quer fornecer aos investidores o máximo de informação sobre uma entidade (cotada ou emitente) mas, por outro, não quer criar demasiado 'barulho' em torno da mesma de forma a não criar situações prejudiciais ao nível do mercado.

O presidente da CMVM salientou que o objetivo é prestar a informação mais fidedigna sobre a situação de uma entidade, "mas não criar alarmes maiores do que o necessário, que possam por em causa a estabilidade da instituição".

Daí, vincou que a sua "preferência" é o modelo de separação entre ambas, através de duas entidades de supervisão distintas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório