Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Agricultura? Tribunal da UE confirma que Portugal tem de recuperar verbas

Portugal vai ter de recuperar pagamentos feitos no âmbito dos fundos europeus para a agricultura, no valor de mais de 117 milhões de euros, considerou hoje o Tribunal Geral da União Europeia (UE).

Agricultura? Tribunal da UE confirma que Portugal tem de recuperar verbas
Notícias ao Minuto

10:34 - 10/04/24 por Lusa

Economia Agricultura

No acórdão é rejeitado um recurso, apresentado por Portugal, contra a decisão da Comissão Europeia de excluir um montante de 117.066.097,40 euros relativo a despesas declaradas no âmbito das ajudas "superfície", nos exercícios financeiros de 2016, 2017, 2018 e 2019.

A decisão de Bruxelas data de 08 de junho de 2022 e exclui o montante em causa do financiamento da UE no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) e do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (Feader)

O tribunal Geral concluiu, segundo um comunicado de imprensa, que Portugal "não demonstrou que os cálculos dos montantes a excluir do financiamento da União que tinha proposto eram conformes com a legislação da União aplicável", considerando que o executivo comunitário "procedeu corretamente ao aplicar uma correção".

No âmbito de um inquérito iniciado no decurso do outono de 2015, a Comissão constatou que o sistema de identificação das parcelas agrícolas de Portugal se caracterizava por algumas deficiências.

Numa segunda avaliação, no outono de 2018, Bruxelas verificou que as referidas deficiências continuavam a existir, tendo decidido abrir um terceiro inquérito, tendo uma auditoria concluído que havia deficiências em controlos chave.

Leia Também: "Tesouro". Luís Ferreira faz 102 anos de "vida dedicada à agricultura"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório