Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Banco Nacional de Angola e CMC querem evitar dupla supervisão

O Banco Nacional de Angola (BNA) e a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) assinaram hoje um memorando de entendimento no domínio da supervisão das instituições financeiras bancárias, visando mitigar eventuais conflitos de dupla supervisão.

Banco Nacional de Angola e CMC querem evitar dupla supervisão
Notícias ao Minuto

18:15 - 09/04/24 por Lusa

Economia Angola

O instrumento define formalmente as diretrizes para as ações de supervisão direta e indireta, de transferência dos serviços e atividades de investimento em valores mobiliários e instrumentos derivados das instituições financeiras bancárias, com o objetivo de mitigar eventuais conflitos de dupla supervisão.

Segundo o BNA, em nota hoje divulgada, o governador do banco central angolano, Manuel Tiago Dias, e a presidente do conselho de administração da CMC, Andreia Vanessa Simões, foram os signatários do memorando.

Manuel Tiago Dias, citado na nota, considerou que o protocolo celebrado reforça a cooperação entre ambas instituições e assinala a evolução do sistema financeiro angolano, "na medida em que se observa maior protagonismo" da Bolsa de Dívida e Valores de Angola e das Sociedades Distribuidoras de Valores Mobiliários.

A presidente da CMC enalteceu a celebração do acordo, salientando a relevância de uma supervisão eficiente, "que garanta a proteção dos investidores, a integridade dos mercados e a eficiência do sistema financeiro".

Leia Também: Governo angolano anuncia medida de incentivo à compra de bens nacionais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório