Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Procura global do transporte aéreo cresce 21,5% em fevereiro

A procura global da aviação, medida pela receita paga por passageiros por quilómetros voados (RPK), cresceu 21,5% em fevereiro, face a igual mês do ano anterior, revelou hoje a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Procura global do transporte aéreo cresce 21,5% em fevereiro
Notícias ao Minuto

13:58 - 04/04/24 por Lusa

Economia IATA

Em fevereiro, o número total de lugares disponíveis por quilómetros voados (ASK) registou um acréscimo de 18,7% e a taxa de ocupação situou-se em 80,6%, mais 1,9 pontos percentuais (p.p.), respetivamente, face a igual mês do ano passado, refere a IATA num comunicado citado pela Bloomberg.

A procura no segmento internacional, por seu turno, cresceu 26,3% face a fevereiro do ano anterior, enquanto a capacidade aumentou 25,5%, em termos homólogos, e a taxa de ocupação subiu para 79,3% (+0,5 p.p.).

O tráfego doméstico, por sua vez, aumentou 15% e a capacidade cresceu 9,4% em fevereiro, com a taxa de ocupação a subir quatro pontos percentuais, para 82,6%.

O diretor-geral da IATA, Willie Walsh, afirmou que "o forte início de 2024 prosseguiu em fevereiro, com todos os mercados, à exceção da América do Norte, a apresentar um crescimento de dois dígitos no tráfego de passageiros".

O gestor mostrou-se otimista quanto às perspetivas da indústria em 2024, à medida que a procura de passageiros "mostra resiliência" perante as incertezas geopolíticas e económicas.

Por regiões, em fevereiro, o tráfego das companhias aéreas europeias aumentou 15,9% em termos homólogos, enquanto a capacidade cresceu 16% e a taxa de ocupação foi de 74,7%, mantendo-se estável face a fevereiro do ano passado.

As companhias aéreas da Ásia e do Pacífico registaram, por seu turno, um forte aumento da procura (+53,2%). A capacidade aumentou 52,1% em termos homólogos e a taxa de ocupação subiu para 84,9% (+ 0,6 p.p.) face a fevereiro de 2023, a mais alta entre todas as regiões.

Leia Também: Lucro da Turkish Airlines mais que duplica para 5.526 milhões em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório