Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Livro Verde. Peritos propõem (ainda mais) travões às reformas antecipadas

Depois de entregar uma versão preliminar do documento ao Governo que cessou funções, a Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social vai entregar a versão completa ao Executivo de Luís Montenegro.

Livro Verde. Peritos propõem (ainda mais) travões às reformas antecipadas
Notícias ao Minuto

12:19 - 04/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia Reformas

Os peritos que elaboraram o Livro Verde da Sustentabilidade da Segurança Social propõe várias alterações ao acesso à aposentação, sugerindo até um travão às reformas antecipadas e o fim da reforma aos 57 anos, avança o Expresso.

De acordo com este jornal, a Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social, que elaborou a versão preliminar do documento, pedido pelo anterior Executivo, considera que a idade de acesso às diversas modalidades de reforma antecipada deve subir para se aproximar mais da idade legal, assim como defende que as reformas antecipadas devem acabar após esgotado o subsídio de desemprego para quem tem entre 57 e 61 anos.

Depois de terem entregue uma versão preliminar do Livro Verde ao Governo que cessou funções, a comissão irá remeter agora uma completa ao ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social do novo Executivo, liderado por Maria do Rosário Palma Ramalho.

Recorde-se que, de acordo com as estatísticas que acompanharam a proposta do Orçamento do Estado para 2024, em 2022 reformaram-se quase 83 mil trabalhadores que descontavam para a Segurança Social.

A maioria saiu do mercado de trabalho dentro da idade legal, contudo, mais de 26% fê-lo de forma antecipada, uma percentagem que tem vindo, segundo o Expresso, a descer progressivamente nos últimos anos, com o endurecimento das penalizações.

Leia Também: "Maior problema do novo ministro será manter o controlo das contas"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório