Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Quem são as 10 mulheres mais ricas do mundo? Fique a saber

A mulher mais rica do mundo pelo quarto ano consecutivo é a herdeira da L’Oréal, Françoise Bettencourt Meyers.

Notícias ao Minuto

18:33 - 03/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia Forbes

A revista Forbes publicou a lista de bilionários de 2024, sendo que os dez primeiros lugares são ocupados por homens. Mas quem são as 10 mulheres mais ricas do mundo?

Destaque-se que a maioria das mulheres mais ricas herdaram as suas fortunas. MacKenzie Scott é a única no top 10 que obteve a sua fortuna através de um divórcio. Este ano, note-se, há mais mulheres na lista: são 369 dos 2.781 bilionários e eram 337 em 2023. 

É preciso chegar ao 15.º lugar da lista para encontrar a primeira mulher - trata-se de Françoise Bettencourt Meyers, neta do fundador da L'Oreal. Com 70 anos, é a mulher mais rica do mundo.

A empresária francesa e a família têm uma fortuna líquida de 99.5 mil milhões de dólares (mais de 91.9 mil milhões de euros) e ocupa o lugar de mais rica do mundo desde 2018. Para chegar até aqui, recorde-se, Françoise entrou numa disputa judicial com a mãe, Liliane Bettencourt, tal como retrata a série da Netflix 'A bilionária, o Mordomo e o Namorado'. 

Segue-se Alice Walton, que está no 21.º lugar da lista. A norte-americana, de 74 anos, é a única filha do fundador da Walmart, Sam Walton, e tem uma património líquido avaliado em 72.3 mil milhões de dólares (mais de 66 mil milhões de euros).

Em terceiro, surge Julia Koch e família. Julia Koch e os seus três filhos herdaram uma participação de 42% nas Indústrias Koch do marido, David, que morreu em 2019, aos 79 anos. Atualmente com 61 anos, a norte-americana surge em 23.º lugar do 'ranking' da Forbes, com um património líquido de 64.3 mil milhões de dólares (mais de 59 mil milhões de euros). 

A quarta mulher mais rica do mundo é Jacqueline Mars, no 35.º lugar da lista. Originária dos Estados Unidos, Jacqueline Mars, de 84 anos, é proprietária de cerca de um terço da Mars, a empresa de doces, alimentos e produtos para animais de estimação fundada pelo seu avô. Tem uma fortuna líquida de 38.5 mil milhões de dólares (mais de 35.5 mil milhões de euros).

Segue-se MacKenzie Scott, ex-mulher do fundador da Amazon, Jeff Bezos, com quem esteve casada durante 25 anos. No âmbito do divórcio de 2019, recebeu uma participação de 4% na empresa. A filantropa tem 53 anos, é norte-americana, e tem um património líquido de 35.6 mil milhões de dólares (mais de 32.8 mil milhões de euros). Surge em 43.º no 'ranking'. 

Surge depois Savitri Jindal e família, no 46.º lugar da lista. A mulher, de 74 anos, da Índia, presidente do Grupo Jindal, cujas atividades incluem o aço, a energia, o cimento e as infraestruturas. É viúva do fundador Om Prakash Jindal e tem uma fortuna avaliada em 33.5 mil milhões de dólares (mais de 30,9 mil milhões de euros). 

A sétima mulher mais rica do mundo é Rafaela Aponte-Diamant, cofundadora de uma das maiores companhias marítimas do mundo. É a única no 'top 10' que construiu a sua própria fortuna. Rafaela Aponte-Diamantm de 79 anos, e o seu marido, Gianluigi, detêm, cada um, uma participação de 50% na MSC. Da Suíça, está no 48.º lugar da lista e tem uma fortuna de 33.1 mil milhões de dólares (mais de 30.5 mil milhões de euros).

Em oitavo surge Miriam Adelson e família. Tem 78 anos, é norte-americana e a viúva de Sheldon Adelson, o antigo diretor executivo e presidente da empresa de casinos Las Vegas Sands, que morreu aos 87 anos em 2021. Está em 53.º lugar no 'ranking' e tem uma fortuna de 32 mil milhões de dólares (mais de 29.5 mil milhões de dólares).

A nona mulher mais rica do mundo é também a mulher mais rica da Austrália. Gina Rinehart, de 70 anos, construiu a sua riqueza com base no minério de ferro e tem um património líquido de 30.8 mil milhões de dólares (mais de 28.4 mil milhões de euros), estando no 56.º lugar da lista da Forbes.

Este 'top 10' fecha com Abigail Johnson. A norte-americana, de 62 anos, é diretora executiva da Fidelity Investments desde 2014, altura em que substituiu o seu pai, e presidente desde 2016. Está no 58.º lugar e tem uma fortuna de 29 mil milhões de dólares (mais de 26.7 mil milhões de euros).

Recorde-se que na lista da revista Forbes consta apenas um nome português: Maria Fernanda Amorim, cuja fortuna está avaliada em 5,3 mil milhões de euros, estando atualmente no 522.º lugar.

Apesar dos conflitos, da inflação e da conjetura política, existem mais bilionários do que nunca. A Forbes englobou um total de 2.781 pessoas na sua lista dos mais ricos em 2024, mais 141 do que no ano passado. Este número ultrapassou até o recorde estabelecido em 2021, com 26 novas entradas.

A maioria é, também, dos Estados Unidos, país que ostenta um recorde de 813 bilionários. No segundo lugar da tabela está China, incluindo Hong Kong, com 473 bilionários, enquanto a Índia ocupa o terceiro lugar, com 200 dos mais ricos do mundo.

Pelo segundo ano consecutivo, o empresário francês Bernard Arnault tomou o pódio, tendo sido seguido por Elon Musk, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Larry Ellison, no top cinco.

Os valores referem-se aos dados contabilizados até dia 8 de março de 2024.

Percorra a galeria para ver as 10 mulheres mais ricas do mundo.

Leia Também: A mulher mais rica de Portugal voltou a subir na lista da Forbes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório