Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Bolsa de Angola com resultado líquido de 3,4 milhões de euros em 2023

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) obteve um resultado líquido de três mil milhões de kwanzas (3,4 milhões de euros) em 2023, um crescimento de 798% comparativamente ao ano anterior, anunciou hoje a sua sociedade gestora.

Bolsa de Angola com resultado líquido de 3,4 milhões de euros em 2023
Notícias ao Minuto

15:29 - 02/04/24 por Lusa

Economia Bodiva

O crescimento em relação a 2022 "evidencia a tendência de desempenho positivo dos últimos anos, tanto das finanças da sociedade, como do mercado", lê-se no comunicado da sociedade gestora de mercados regulamentados, em que anuncia os resultados e resume o Relatório e Contas do exercício económico de 2023 aprovado, na segunda-feira, em assembleia geral.

O volume de negócios no ano em análise cifrou-se em 7,1 mil milhões de kwanzas (7,8 milhões de euros), derivados essencialmente pelo aumento do volume transacionado em mercado secundário (sete biliões de kwanzas (7,7 mil milhões de euros), com destaque para as operações Repo (acordos de recompra de ativos), assim como pelas comissões de manutenção à negociação e custódia dos emitentes privados.

Relativamente aos custos operacionais no ano em referência, totalizaram 3,4 mil milhões de kwanzas (3,7 milhões de euros), com destaque para custos com pessoal e fornecimento de bens e serviços, em especial de suporte à infraestrutura tecnológica.

O relatório indica ainda um aumento do ativo líquido de 10 mil milhões de kwanzas (11 milhões de euros), 68% mais que em dezembro de 2022, bem como um capital próprio cifrado nos 7,6 mil milhões de kwanzas (cerca de 8,4 milhões de euros).

Estes resultados traduzem-se "num retorno sobre o ativo (ROA) de 31%, retorno sobre o património líquido (ROE) de 40% e rácio de autonomia financeira de 78%", indica o documento.

A Assembleia Geral deliberou a distribuição de 35% dos resultados do exercício como dividendos ao acionista, anunciou ainda a sociedade.

Leia Também: Construtora chinesa Country Garden suspende cotação na Bolsa de Hong Kong

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório