Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Indicador de inflação acompanhado pela Fed acelera para 2,5% em fevereiro

A inflação dos Estados Unidos medida pelo Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) acelerou para 2,5%, em fevereiro, em base anual, contra 2,4% em janeiro, mas desacelerou para 0,3% em base mensal, contra 0,4% em janeiro.

Indicador de inflação acompanhado pela Fed acelera para 2,5% em fevereiro
Notícias ao Minuto

14:33 - 29/03/24 por Lusa

Economia EUA

Conforme anunciou hoje o Departamento de Análises Económicas (BEA), o indicador de inflação acompanhado de perto pela Reserva Federal (Fed) mostra que as pressões sobre os preços estão a diminuir gradualmente.

Excluindo os custos voláteis dos alimentos e da energia, os chamados preços básicos subiram 0,3% de janeiro para fevereiro, face a 0,5% no mês anterior.

Já os preços básicos subiram 2,8% em fevereiro, em relação ao ano anterior, abaixo dos 2,9% registados em janeiro.

Os economistas consideram que os preços básicos são um indicador mais apropriado da trajetória provável da inflação futura.

A inflação anual, medida pelo indicador preferido da Fed, caiu em 2023, depois de ter atingido um pico de 7,1% em meados de 2022.

Os estrangulamentos na cadeia de abastecimento diminuíram, reduzindo os custos dos materiais, e um afluxo de pessoas à procura de emprego tornou mais fácil para os empregadores controlar o crescimento dos salários, que é um dos motores da inflação.

Ainda assim, a inflação permanece acima da meta anual de 2% da Fed e os inquéritos de opinião revelaram o descontentamento público pelo facto de os preços elevados estarem a pressionar as famílias americanas, apesar de uma forte recuperação nos salários médios.

Leia Também: Fed deverá manter hoje taxas de juro inalteradas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório