Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

Excedente da Segurança Social recua 15,7% até fevereiro

A Segurança Social registou um excedente de 1.031,2 milhões de euros até fevereiro, um recuo homólogo de 15,7%, segundo os dados da execução orçamental, hoje divulgados.

Excedente da Segurança Social recua 15,7% até fevereiro
Notícias ao Minuto

20:08 - 28/03/24 por Lucília Tiago

Economia Segurança Social

De acordo com a síntese da execução orçamental, publicada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), a receita efetiva da Segurança Social totalizou 6.577,3 milhões de euros, crescendo 11,3% nos dois primeiros meses deste ano face a igual período do ano passado, enquanto a despesa efetiva totalizou 5.546,1 milhões de euros, um aumento de 18,4% em termos homólogos.

Do lado da receita, a subida de 11,3% foi, em parte, explicada pelo aumento de 10,5% das contribuições e quotizações (ou seja os descontos que trabalhadores e empregadores fazem para a Segurança Social), refletindo a dinâmica do mercado de trabalho (empregos e remunerações), segundo referiu o Ministério das Finanças no comunicado que habitualmente antecede a divulgação desta síntese.

No acumulado destes dois meses, as quotizações e contribuições totalizaram 4.340,6 milhões de euros.

Do lado da despesa, destacou-se, pelo seu peso, a subida de 18,1% nos gastos com pensões (para um total de 3.290,3 milhões de euros) e com prestações de desemprego, que avançaram 16,1%, para 279,0 milhões de euros.

No referido comunicado, o Ministério das Finanças assinala que a despesa homóloga com pensões está influenciada pelo pagamento dos encargos relativos às retenções na fonte do IRS e pelo efeito do aumento intercalar.

Leia Também: Número de empresas em 'lay-off' volta a atingir máximos em fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório