Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Saldo da dívida direta do Estado cai para 286.125 milhões em fevereiro

O saldo da dívida direta do Estado caiu 0,5% em fevereiro face ao mês anterior, para 286.125 milhões de euros, segundo dados hoje publicados pelo IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

Saldo da dívida direta do Estado cai para 286.125 milhões em fevereiro
Notícias ao Minuto

19:30 - 26/03/24 por Lusa

Economia Estado

No boletim mensal, a agência que gere a dívida portuguesa indica que a ligeira redução para 268,1 mil milhões de euros reflete, sobretudo, o decréscimo do saldo vivo de Obrigações do Tesouro (OT) no valor de 3.523 milhões euros e a descida do saldo vivo de Certificados do Tesouro (CT) em 144 milhões de euros e dos Certificados de Aforro (CA) em 26 milhões de euros.

Por outro lado, o saldo vivo em Bilhetes do Tesouro (BT) aumentou em 1.829 milhões de euros, resultado das emissões realizadas durante o mês.

Já o saldo vivo de Certificados Especiais de Dívida de Curto Prazo (CEDIC) subiu ligeiramente, no valor de 391 milhões de euros, enquanto as contrapartidas das contas margem, recebidas no âmbito de derivados financeiros, aumentaram 17 milhões de euros.

O IGCP adianta que, incorporando o efeito cambial favorável da cobertura de derivados, correspondente ao valor nocional dos swaps de cobertura de capital, o valor total da dívida após cobertura cambial situou-se em 286.066 milhões de euros, com um decréscimo de 0,5%.

Leia Também: Juros da dívida de Portugal sobem a 2 anos e descem a 5 e a 10 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório