Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 29º

"Oposição à operação". Concorrência chumba compra da Nowo pela Vodafone

A Autoridade da Concorrência (AdC) confirmou hoje à Lusa que o projeto de decisão 'chumba' a compra da Nowo pela Vodafone Portugal, porque esta última "falhou em demonstrar que esta aquisição não teria impacto negativo na concorrência".

"Oposição à operação". Concorrência chumba compra da Nowo pela Vodafone
Notícias ao Minuto

12:37 - 25/03/24 por Lusa

Economia Vodafone

O jornal 'online' Eco tinha avançado hoje que a Concorrência tinha chumbado a venda da Nowo à Vodafone Portugal, num processo que já dura há ano e meio, desde 30 de setembro de 2022.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Concorrência "confirma que emitiu um projeto de decisão no sentido de oposição à operação".

E explica que a "adquirente [Vodafone Portugal], embora tenha apresentado vários pacotes de compromissos, falhou em demonstrar que esta aquisição não teria impacto negativo na concorrência".

Aliás, "as preocupações da AdC com a operação prendem-se com a pressão concorrencial que a Nowo atualmente exerce no mercado nacional das telecomunicações e que deixaria de exercer caso fosse adquirida pela Vodafone", argumenta a entidade reguladora.

"O modelo de simulação da AdC para esta aquisição demonstra que a operação poderia levar inclusivamente a aumentos dos preços nas tarifas praticadas pelas operadoras nos serviços móveis e nos fixos", refere.

E acrescenta "quanto às alegações de que se a Vodafone não adquirir a Nowo, tal elimina um concorrente no mercado, a AdC discorda porque os ativos da Nowo, nomeadamente a sua base de clientes, pode servir para alavancar a entrada de outros operadores no mercado".

Leia Também: França. Forças de segurança estarão "prontas" para Jogos Olímpicos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório