Deutsche Bahn regista prejuízo de 2,35 mil milhões de euros em 2023

O operador ferroviário alemão Deutsche Bahn anunciou hoje um prejuízo de 2,35 mil milhões de euros em 2023, dez vezes mais do que no ano anterior, devido essencialmente ao investimento necessário para renovação da rede.

Notícia

© Sean Gallup/Getty Images

Lusa
21/03/2024 14:23 ‧ 21/03/2024 por Lusa

Economia

Alemanha

As perdas de 2,35 mil milhões de euros foram registadas no final de um ano marcado pela deterioração da pontualidade dos comboios e um investimento recorde de 7,6 mil milhões de euros, o que levou a um aumento do endividamento, explicou a empresa em comunicado.

O grupo, detido a 100% pelo Estado alemão, registou igualmente um prejuízo operacional de 964 milhões de euros. Esse resultado deve, no entanto, regressar a terreno positivo em 2024, segundo o comunicado.

O operador ferroviário também sofreu repetidas greves, sem que um diferendo entre a administração e os sindicatos dos maquinistas do GDL sobre a duração do horário de trabalho e os salários tenha sido resolvido. Os conflitos sociais custaram à empresa cerca de 200 milhões de euros.

A Deutsche Bahn deve gastar milhares de milhões de euros para renovar e expandir a sua rede ferroviária, com o governo alemão a usar o transporte ferroviário como um argumento importante para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos transportes.

Leia Também: Foge para Portugal após ser acusado de crime violento na Alemanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas