Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 29º

Banco Nacional Suíço desce taxa de juro em 25 pontos base para 1,50%

O Banco Nacional Suíço (SNB) reduziu hoje a principal taxa diretora para 1,50%, menos 0,25 pontos percentuais que os juros de 1,75% que vigoravam desde junho passado.

Banco Nacional Suíço desce taxa de juro em 25 pontos base para 1,50%
Notícias ao Minuto

10:39 - 21/03/24 por Lusa

Economia SNB

A instituição monetária garantiu, em comunicado, que esta redução foi possível porque "a luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio foi eficaz".

Segundo a instituição monetária, a inflação, que se situa há vários meses abaixo dos 2%, está dentro do intervalo que equivale à estabilidade dos preços e é provável que assim se mantenha durante os próximos anos.

No entanto, o SNB declarou que irá acompanhar de perto a evolução dos preços e que voltará a ajustar a sua política monetária "se necessário".

O SNB é, assim, um dos primeiros bancos centrais do mundo a baixar novamente as taxas diretoras, enquanto a Reserva Federal dos EUA (Fed) manteve as taxas de juro no intervalo entre 5,25% e 5,50%, o nível mais elevado em mais de 20 anos.

Anteriormente, o SNB tinha aumentado progressivamente a sua taxa de juro de junho de 2022 até junho de 2023, de -0,25% para 1,75%, uma subida que pôs fim a uma longa era de taxas de juro negativas na Suíça.

Leia Também: Ainda sem nomes para novo governo, Montenegro deve estar hoje com Costa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório