Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Economizadores de energia são inúteis". O melhor para poupar é isto

Segundo a DECO PROteste, "para gastar menos energia, é preciso mudar comportamentos e escolher equipamentos eficientes".

"Economizadores de energia são inúteis". O melhor para poupar é isto
Notícias ao Minuto

15:10 - 20/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

Um teste realizado pela DECO PROteste concluiu que os "economizadores de energia são inúteis" e, por isso, a organização de defesa do consumidor recomenda a escolha de aparelhos eficientes e a mudança comportamentos para reduzir o consumo de eletricidade - e poupar.

"Todos os consumidores querem poupar eletricidade e, talvez por esta razão, há vários anos que estão à venda pequenos aparelhos que anunciam reduzir o consumo de eletricidade até 30%. Em 2015, a DECO PROteste analisou um conjunto destes equipamentos e concluiu que nada faziam. Pior: alguns revelaram falhas na segurança elétrica", pode ler-se num comunicado da organização. 

Quase uma década depois, a DECO PROteste repetiu o teste e "só há uma diferença: nenhum aparelho mostrou falhas na segurança elétrica", mas "todos continuam sem reduzir o consumo de eletricidade, pelo que ter o dispositivo ligado, ou não, vai dar no mesmo". 

Então, o que fazer?

Segundo a organização, "para gastar menos energia, é preciso mudar comportamentos e escolher equipamentos eficientes".

"Para baixar a fatura da eletricidade, comece por verificar, no simulador de tarifas de eletricidade e de gás natural da DECO PROteste, se tem o tarifário que permite pagar menos para os consumos da sua casa. Em relação aos eletrodomésticos, os equipamentos que, em geral, mais consomem são o aquecedor elétrico portátil – usado quando está frio –, o frigorífico e as máquinas de secar e de lavar roupa, bem como a da loiça", explica a organização.

Leia Também: Líder de IA na Meta contradiz Elon Musk e lança 'farpa'

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório