Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Motoristas da Transdev em greve de hoje a 5.ª-feira por aumentos

Os motoristas da empresa de transportes rodoviários Transdev estão em greve de hoje a quinta-feira por aumentos salariais, explicou à Lusa o sindicalista José Manuel Silva, que fala numa adesão entre os 80% e 85%.

Motoristas da Transdev em greve de hoje a 5.ª-feira por aumentos
Notícias ao Minuto

11:35 - 19/03/24 por Lusa

Economia Transdev

"As reivindicações são aumentos salariais dignos para os trabalhadores, que, neste momento, os que estão no contrato da Transdev estão com o salário mínimo nacional, 820 euros", disse à Lusa José Manuel Silva, coordenador do Sindicato dos Transportes Rodoviários Urbanos do Norte (STRUN).

O sindicalista refere que na Transdev "os trabalhadores estão em massa parados" por não aceitarem aumentos inferiores aos praticados nas empresas associadas da Associação Nacional de Transportes de Passageiros (Antrop), de 60 euros, excluindo extras.

Segundo José Manuel Silva, na Transdev, que opera sobretudo no Norte e Centro do país, houve apenas um aumento de 15 euros, de 805 para 820 euros, algo que "os trabalhadores não aceitam".

"Além disso, vieram à última da hora renegociar com mais três sindicatos. Connosco nunca quiseram negociar", acusa ainda o responsável do STRUN, que ainda aguarda uma contra proposta por parte da Transdev.

José Manuel Silva acusou ainda a empresa de propor aumentos de 50 euros até 870 euros, mas exclusivamente para os trabalhadores dos sindicatos com quem chegou a acordo.

"Ainda revoltaram mais os trabalhadores, e os trabalhadores hoje deram-lhes a resposta", vincou.

Em resposta à Lusa, fonte da empresa revelou que o STRUN "não representa mais de 10% dos trabalhadores" e que, desses, apenas "45% fizeram greve", acusando o sindicato de não ter aceitado juntar-se à mesa de negociação.

A empresa não confirmou a acusação de que os trabalhadores não abrangidos pelos aumentos ganham 820 euros bem como que esteja a negociar aumentos (de 50 euros) abaixo do acordado com as empresas da ANTROP (60 mais extras).

"Essa informação é falsa", respondeu à Lusa fonte da transportadora.

Questionada se tenciona reunir-se com o STRUN no decorrer da greve e chegar a acordo, a fonte insistiu que a Transdev "sempre quis reunir-se com todos os representantes dos trabalhadores, incluindo o STRUN", apelando ao diálogo.

Nos restantes dias da greve, os trabalhadores continuarão concentrados em frente às instalações da Transdev no Pinheiro, em Guimarães (distrito de Braga).

[Notícia atualizada às 18h46]

Leia Também: Treze trabalhadores presos após desabamento de mina de ouro na Rússia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório