Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 25º

Baixa para assistência a estes familiares dá direito a subsídio?

Precisa de meter baixa para dar assistência aos seus pais ou companheiro(a)? Saiba que não tem direito a qualquer subsídio por parte da Segurança Social.

Baixa para assistência a estes familiares dá direito a subsídio?
Notícias ao Minuto

10:52 - 18/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

Se eu estiver de atestado (baixa) para prestar assistência à mãe, pai, cônjuge ou companheiro(a) tem direito a receber subsídio da Segurança Social? A resposta é não - e o Instituto da Segurança Social (ISS) explica o motivo. 

"Não. Quando os beneficiários estão com baixa para assistência a familiares, se se tratar de um ascendente (por exemplo avó, avô, pai, mãe, sogro, sogra, padrasto ou madrasta) ou em 2.ª linha colateral (irmãos, irmã, cunhado ou cunhada), ou para assistência a cônjuge ou
companheiro(a), o certificado de incapacidade para o trabalho apenas têm como finalidade a justificação de faltas junto da entidade patronal, não havendo direito a qualquer subsídio da Segurança Social", explica o ISS num guia prático sobre o tema. 

Há subsídio para assistência a filho
 
Existe, contudo, um subsídio para assistência a filho. Na prática, trata-se de um "apoio em dinheiro dado às pessoas que têm que faltar ao trabalho para prestar assistência urgente e necessária aos filhos (biológicos, adotados ou do seu cônjuge), em caso de doença ou acidente".

"Aplica-se a filhos menores ou maiores. Sendo maiores têm que fazer parte do agregado familiar do beneficiário. Aplica-se também aos filhos que, independentemente da idade, sejam deficientes ou doentes crónicos", pode ler-se no site da Segurança Socia. 

Leia Também: UE compromete-se a doar verba de 7,7 mil milhões para ajuda humanitária

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório