Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Afinal, o que leva à anulação do subsídio de desemprego? Os motivos

Conheça ainda em que regiões do país há mais anulações e quais são as justificações dos beneficiários que reclamam da anulação deste subsídio.

Afinal, o que leva à anulação do subsídio de desemprego? Os motivos
Notícias ao Minuto

07:26 - 14/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia subsídio de desemprego

O número de pessoas com subsídio de desemprego anulado por incumprimento de obrigações perante os centros de emprego caiu 7,1% em 2023 face ao ano anterior, para 5.403, segundo um relatório pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) na quarta-feira. Afinal, que motivos levam a esta anulação?

A informação no site do IEFP é clara: "A inscrição para emprego implica um conjunto de direitos e deveres dos candidatos a emprego, incluindo as respetivas sanções a aplicar pelo seu incumprimento. O incumprimento dos deveres para com o serviço público de emprego pode levar à anulação da inscrição para emprego, bem como, no caso dos desempregados que se encontrem a auferir prestações de desemprego, à anulação das mesmas".

Ora, os dados mais recentes mostram agora que a redução das anulações ocorreu num quadro em que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego, subiu 9% no final do ano, para 317.659 (mais 26.306 em termos homólogos).

Os motivos para a anulação do subsídio de desemprego

Os dados do IEFP mostram que o principal motivo de anulações de inscrições de desempregados subsidiados foi a falta de comparência a convocatória do serviço de emprego (71%), a falta ao controlo do dever de procura ativa de emprego (11%), seguindo-se a falta de comparência nas entidades de encaminhamento (9%), recusa de emprego conveniente (3%), e desistência ou exclusão injustificada de formação profissional (2%).

Porém, dos 5.403 desempregados que viram a sua inscrição anulada, houve 675 que não se conformaram e recorreram à Comissão de Recursos, tendo 276 recursos sido decididos a favor dos recorrentes.

Com que justificação? As principais alegações apresentadas pelos recorrentes foram o não recebimento da convocatória (57,3%), doença (10,7%) e dificuldades relacionadas com a utilização do Serviço de Notificações Eletrónicas (7,9%).

Onde há mais anulações? 

A região de Lisboa foi a que registou mais anulações de subsídios de desemprego (47% do total), seguida pelo Norte (23%), Algarve (14%), Centro (11%) e Alentejo (5%).

Não é para todos. Quem não tem direito ao subsídio de desemprego?

Fique a par das condições.

Notícias ao Minuto | 10:07 - 07/03/2024

Leia Também: Afinal, como se calcula o valor do subsídio de desemprego?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório