Os dados do Barómetro Europeu realizado pelo Cetelem, divulgado esta quarta-feira, não deixam margem para dúvidas: os portugueses estão preocupados com o poder de compra, sendo que a maioria também reduziu despesas relacionadas com lazer (58%) e viagens (55%).
"No último ano os europeus enfrentaram vários desafios económicos, devido à inflação e o consequente aumento dos preços nos mais variados produtos e serviços, essenciais à vida de todos. Por isso, não é de estranhar que o poder de compra seja o tema que mais preocupa 95% dos portugueses, sendo que 61% estão muito preocupados", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Este estudo, que "espelha as incertezas sentidas a nível económico", revela também que o "poder de compra surge à frente de outros temas que têm estado na ordem do dia, como Saúde (93%), Alterações Climáticas (88%) ou Educação (86%)".
Além disso, 81% dos inquiridos referem que os preços subiram e "não há dúvida que tal teve um impacto no orçamento dos portugueses e foi sentido principalmente na alimentação (66%), nos gastos com a energia (53%), nas despesas com a habitação (50%) e nos transportes (48%)".
Leia Também: Poder de compra em Portugal subiu na última década? O que dizem os dados