Procurar

Fiscalização a publicidade sobre imóveis na internet deteta 11 infrações

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) analisou, no decorrer de uma ação de fiscalização a publicidade sobre imóveis, mais de 850 mensagens, tendo detetado 11 infrações e oito operadores económicos infratores, foi hoje revelado. 

Fiscalização a publicidade sobre imóveis na internet deteta 11 infrações

© iStock

Lusa
09/03/2024 10:46 ‧ há 1 ano por Lusa

Economia

DGC

Em comunicado hoje divulgado, a DGC destaca que, enquanto autoridade pública de defesa do consumidor, realizou uma ação de fiscalização a publicidade sobre imóveis em meio digital, nomeadamente, nos 'sites' dos operadores económicos e plataformas 'online' do setor, como Idealista, Imovirtual, Casa Sapo e OLX. 

Durante a ação foram analisadas 852 mensagens publicitárias de 73 empresas de mediação imobiliária, com 'franchising' em Portugal. Entre as mensagens analisadas, a DGC detetou 11 casos de infrações e oito operadores infratores. 

As infrações detetadas correspondem a "falta de indicação, nos anúncios, da área útil da habitação, que é um dos elementos que deve constar obrigatoriamente na publicidade à venda de imóveis", esclarece. 

A DGC destaca que, no âmbito da ação, se verificou "uma elevada taxa de cumprimento, tanto no que diz respeito ao universo de mensagens publicitárias analisadas (98%), como no que se refere ao universo de operadores abrangidos (89%)". 

Leia Também: O que é o VPT e como o coeficiente de afetação impacta o seu valor?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10