Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 30º

BCE não mexe nas taxas de juro (tal como era esperado)

BCE decidiu, pela quarta vez consecutiva, manter inalteradas as três taxas de juro diretoras.

BCE não mexe nas taxas de juro (tal como era esperado)
Notícias ao Minuto

13:15 - 07/03/24 por Beatriz Vasconcelos

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, esta quinta-feira, manter as taxas de juro, em linha com que era esperado pelos analistas

"O Conselho do BCE decidiu hoje manter as três taxas de juro diretoras do BCE inalteradas. Desde a última reunião do Conselho do BCE em janeiro, a inflação registou nova descida. (...) Os especialistas do BCE projetam agora que a inflação seja, em média, de 2,3% em 2024, 2,0% em 2025 e 1,9% em 2026", pode ler-se no comunicado do BCE. 

Na mesma nota, o BCE reitera que "está determinado a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%".

"Com base na sua atual avaliação, o Conselho do BCE considera que as taxas de juro diretoras do BCE estão em níveis que, se forem mantidos por um período suficientemente longo, darão um contributo substancial para esse fim. As futuras decisões do Conselho do BCE assegurarão que as taxas diretoras serão fixadas em níveis suficientemente restritivos durante o tempo que for necessário", pode ler-se. 

Deste modo, a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão inalteradas em 4,50%, 4,75% e 4,00%, respetivamente.

De recordar que o BCE decidiu na reunião de janeiro, pela terceira vez consecutiva, manter inalteradas as três taxas de juro diretoras.

Quando o BCE altera as taxas de juro diretoras, tal reflete-se no conjunto da economia, tendo impacto por exemplo nos empréstimos bancários, nos empréstimos a nível do mercado, no crédito à habitação, nas taxas de juro dos depósitos bancários ou em outros instrumentos de investimento.

BCE vai (ou não) mexer nas taxas? É dia de decisão, eis o que se espera

Decisão de política monetária será anunciada esta quinta-feira às 14h15 hora local (13h15 em Lisboa).

Notícias ao Minuto com Lusa | 06:10 - 07/03/2024

[Notícia atualizada às 13h17]

Leia Também: Decisão do BCE e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório