Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Turismo nos Açores vai voltar a ter "desempenho de excelência" este ano

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores admitiu hoje que 2024 "vai ser mais um ano com desempenho de excelência" para o turismo da região, que considera "uma alavanca" da economia do arquipélago.

Turismo nos Açores vai voltar a ter "desempenho de excelência" este ano
Notícias ao Minuto

12:12 - 05/03/24 por Lusa

Economia Governo Regional

Berta Cabral assinalou hoje o sucesso da presença dos Açores na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) - que decorreu na capital, entre quarta-feira e domingo -, e apontou boas perspetivas para o turismo em 2024.

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, citada num comunicado do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), afirma que a participação e o 'stand' dos Açores na BTL configuraram "um enorme sucesso" e boas perspetivas para o setor na região em 2024.

Mostrando-se "muito otimista" relativamente ao futuro do turismo e à sua importância para a economia açoriana, a governante reconhece, no entanto, que "existem desafios derivados da conjuntura internacional atual".

"Tudo isso modera as nossas previsões, mas temos a grande convicção de que 2024 vai ser mais um ano com desempenho de excelência, até porque as informações que fomos recolhendo junto das empresas e profissionais presentes na BTL é de que esperam mais um ano de grande sucesso nos Açores", admitiu.

Este ano, os Açores foram o destino nacional convidado da BTL e pelo 'stand' da região, que teve como 'slogan' "Açores Todo o Ano", passaram "vários milhares de pessoas", segundo a nota da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

"Fazemos um balanço extremamente positivo da participação açoriana na maior feira de turismo do país. Os profissionais do setor e os milhares de pessoas que tiveram oportunidade de conhecer o que de melhor os Açores têm para oferecer a quem nos visita são unânimes em reconhecer o sucesso que foi a nossa participação na BTL. Tivemos um programa informativo e promocional do melhor que se faz no mundo", salientou Berta Cabral.

A governante referiu que a mensagem central da participação açoriana na feira teve como grande finalidade "continuar a trabalhar para mitigar a sazonalidade [do turismo], um dos grandes objetivos estratégicos, ao mesmo tempo que mostrou que os Açores são indiscutivelmente um destino sustentável".

A BTL, no seu entender, "é uma das mais importantes ferramentas para continuar a impulsionar o principal mercado emissor do turismo nos Açores - o mercado nacional".

E, numa altura em que os Açores "batem todos os recordes ao nível do turismo", a responsável destaca que o certame permitiu "mostrar a riqueza da região e o incremento da oferta turística a outros destinos emissores", bem como o facto de os Açores serem "um caso internacional de sucesso na área do turismo sustentável".

Berta Cabral alertou, no entanto, para a necessidade de se proceder "permanentemente à monitorização da sustentabilidade económica, ambiental e social", tendo sempre em conta a realidade de cada uma das nove ilhas do arquipélago.

"O turismo tem de criar valor para a economia, tem de criar valor para as populações. O turismo só é bom se for bom para os visitantes e para os residentes. Não nos podemos esquecer que os Açores são um destino jovem", vincou.

A titular da pasta do turismo açoriano também reafirma na nota que o setor é cada vez mais "uma alavanca da economia regional", sendo, na sua opinião, "muito importante haver uma conjugação de esforços para manter a sustentabilidade do destino e criar novas propostas de valor para a sua diferenciação".

Leia Também: CDS/Açores destaca continuidade e consistência do Governo Regional

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório