Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 27º

Mais famílias renegociaram empréstimos em janeiro (e taxa mista lidera)

O destaque vai para as renegociações de crédito à habitação.

Mais famílias renegociaram empréstimos em janeiro (e taxa mista lidera)
Notícias ao Minuto

08:36 - 05/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia empréstimos

Há cada vez mais famílias a renegociar os seus empréstimos com os bancos, de acordo com os dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados na segunda-feira. Só em janeiro, as renegociações de empréstimos aumentaram 95 milhões de euros

"As renegociações de crédito aumentaram 95 milhões de euros em relação a dezembro de 2023, totalizando 768 milhões de euros em janeiro de 2024", revelou o supervisor da banca, em comunicado.

Segundo a instituição, "esta evolução é quase totalmente explicada pelas renegociações de crédito à habitação, que, em janeiro, atingiram 716 milhões de euros".

Taxa mista lidera

O BdP indicou ainda que a taxa mista continuou a ser a principal modalidade dos novos créditos à habitação em janeiro, representando 70,8% do total, contra 24,7% a taxa variável e 4,5% a taxa fixa.

Segundo os dados do BdP, a prestação média mensal aumentou para 426 euros em janeiro, contra 425 euros no mês anterior e 344 euros no mês homólogo de 2023.

Os dados divulgados pelo regulador bancário acrescentam ainda que a Euribor a seis meses voltou, em janeiro, a representar a maior fatia do 'stock' de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável.

Em janeiro, a Euribor a seis meses representava 36,4% do total, ultrapassando a Euribor a 12 meses (35,7%), e mantendo-se distante da Euribor a três meses (24,4%).

As amortizações antecipadas totais, que incluem os contratos finalizados por amortização da dívida do devedor, consolidação de crédito num novo contrato e as transferências de crédito para outra instituição, representaram 87% das amortizações antecipadas no mês em análise.

Leia Também: Economia passou de défice a excedente externo de 7.200 milhões em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório