Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Braga. Quinta da Arcela recebe 27 apartamentos e vira espaço verde

Os dois edifícios existentes na Quinta da Arcela, em Lamaçães, Braga, vão dar lugar a 27 apartamentos para arrendamento a custos controlados, num investimento de 2,6 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Braga. Quinta da Arcela recebe 27 apartamentos e vira espaço verde
Notícias ao Minuto

11:54 - 04/03/24 por Lusa

Economia Imóveis

Segundo o vereador da Habitação, João Rodrigues, que falava aos jornalistas no final da reunião quinzenal do executivo, a obra será financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência e terá de estar concluída até 2026.

O responsável adiantou que ainda não está definido o perfil dos destinatários dos apartamentos, podendo as candidaturas ser limitadas a um determinado tipo de pessoas, como jovens ou jovens casais, por exemplo.

Durante a reunião do executivo, João Rodrigues sublinhou que, na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a Quinta da Arcela está contemplada como espaço verde.

Com mais de quatro hectares, a Quinta da Carcela acolheu a antiga Estação Agrária, estando devoluta há vários anos.

A sua tutela é da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, tendo já os dois edifícios nela existentes sido transferidos para o município.

O município ainda aguarda a transferência formal da propriedade da quinta propriamente dita, para a sua transformação em parque urbano.

"O parque será para usufruto de toda a população e não apenas dos futuros residentes nos apartamentos a construir", frisou João Rodrigues.

O futuro da Quinta da Arcela já motivou uma petição pública pedindo a sua transformação em espaço de usufruto público.

"Manter a Quinta da Arcela inutilizada ou permitir a construção sobre os seus terrenos seriam erros difíceis de justificar numa cidade que carece de espaços verdes públicos e que sofre cada vez mais com os efeitos das alterações climáticas", lê-se na petição, já subscrita por mais de 1.300 pessoas.

Leia Também: O crédito à habitação e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório