Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 28º

Delta acompanha "com atenção a instabilidade" no mercado de café verde

O Grupo Nabeiro - Delta Cafés acompanha "com atenção a instabilidade" no mercado de café verde, que "está a ter implicações diretas" no negócio do setor, enquanto a Nestlé diz "nunca fazer comentários" sobre a política de preços.

Delta acompanha "com atenção a instabilidade" no mercado de café verde
Notícias ao Minuto

08:46 - 03/03/24 por Lusa

Economia Grupo Nabeiro

Desde a pandemia de covid-19, o preço do café robusta - a variedade mais consumida pelos portugueses - subiu mais que 200% nos mercados internacionais, continuando ainda em valores altos, o que tem impacto no setor do café.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do grupo Nabeiro - Delta Cafés diz que o assunto está a ser acompanhado pela empresa.

"Estamos a acompanhar com atenção a instabilidade que se vive globalmente no mercado de café verde e que naturalmente nos deixa preocupados, uma vez que está a ter implicações diretas no negócio de todo o setor e cadeia de valor", afirma a mesma fonte.

Também contactada pela Lusa, fonte oficial da Nestlé adianta que a empresa "nunca faz comentários sobre a sua política de preços porque as regras do direito da concorrência o proíbem, na medida em que tal divulgação pode prejudicar o próprio consumidor".

Além disso, "de uma forma transversal, a política de preços faz parte da estratégia comercial das empresas e constitui, normalmente, um segredo comercial", prossegue a mesma fonte.

No entanto, "relativamente ao eventual impacto nos preços ao consumidor, cabe-nos esclarecer que o preço dos produtos ao consumidor é determinado pelos retalhistas e não pela Nestlé", sublinha fonte oficial.

De acordo com a multinacional, "excetuam-se desta situação os produtos Nespresso e Nescafé Dolce Gusto, vendidos nas boutiques e nos canais digitais, onde a Nestlé vende diretamente ao consumidor".

Fonte oficial da Nestlé sublinha que, "em qualquer caso, não existe necessariamente uma relação direta entre subida de preço de matérias-primas e preços" e que, "apesar de ser um elemento muito relevante, depende de muitos fatores, sobretudo numa multinacional que opera em vários países e a diferentes níveis da cadeia de distribuição".

Leia Também: Grupo Nabeiro-Delta Cafés compra distribuidora AMD Swiss

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório