Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 28º

Subida do 'rating'? "Claro sinal de confiança em Portugal", diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a subida do 'rating' de Portugal para o nível A pelas três principais agências de notação financeira traduz um "sinal claro" de confiança na economia do país.

Subida do 'rating'? "Claro sinal de confiança em Portugal", diz Costa
Notícias ao Minuto

21:46 - 01/03/24 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

"Desde 2011 que não temos todas as agências de rating a notário A a nossa dívida. Um claro sinal de confiança em Portugal e no futuro da nossa economia. Assim se reforçar a nossa segurança", escreveu António Costa na sua conta oficial na rede X (antigo Twitter).

A mensagem de Costa surge em consequência da decisão da Standard&Poor's de subir o 'rating' de Portugal de 'BBB+' para 'A-', com perspetiva positiva.

Na sequência desta classificação, Portugal voltou, treze anos depois, a estar entre os níveis 'A' de todas as principais agências.

A Standard&Poor's (S&P) era a única das quatro principais agências de 'rating' que ainda avaliava a dívida soberana portuguesa entre os níveis 'B', mas com a melhoria de hoje alinhava a notação com a Moody's, a Fitch e a DBRS, que subiram no ano passado o ‘rating’ de Portugal.

O ‘rating’ é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito. As escalas de avaliação do nível 'A' utilizadas pelas agências variam, com umas a utilizarem 'A-/A/A+' e outras 'A1/A2/A3'.

Leia Também: Standard & Poor's sobe 'rating' de Portugal para A-

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório