Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Combustíveis? Um sobe, outro desce. Veja aqui as previsões

Gasóleo ficará mais barato, mas gasolina vai encarecer.

Combustíveis? Um sobe, outro desce. Veja aqui as previsões
Notícias ao Minuto

12:31 - 01/03/24 por Beatriz Vasconcelos

Economia Combustíveis

Os combustíveis deverão registar um comportamento misto no arranque da próxima semana. O gasóleo deverá descer 1,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina deverá subir um cêntimo por litro, indicou fonte do setor ao Notícias ao Minuto

O gasóleo mantém assim a tendência verificada no início desta semana, enquanto a gasolina regressa aos aumentos. 

O preço médio do gasóleo simples está nos 1,666 €/litro, enquanto a gasolina simples 95 está a custar, em média, 1,738 €/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

Estes preços médios, refira-se, são "apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros", pode ler-se no site.

No início da semana, recorde-se,  preço médio semanal da gasolina desceu, face à semana passada, 1,2% no caso da gasolina e 2,2% no gasóleo, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

"Opreço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de -1,2% para a gasolina e de -2,2% para o gasóleo", lê-se no relatório semanal da ERSE "Combustíveis - Supervisão de Preços".


 
Esta evolução foi justificada com a variação semanal das cotações internacionais de gasolina 95 simples em -2,4% e do gasóleo simples em -3,9%.

Pesou ainda a atualização do valor do sobrecusto da incorporação de biocombustíveis na gasolina 95 simples e relativo ao gasóleo simples em -3,6% e 5,0%, respetivamente.

Nesta semana, o preço eficiente antes de impostos é de 0,844 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 0,932 euros por litro no caso do gasóleo simples.

Já após impostos, o preço eficiente situa-se em 1,750 euros por litro para a gasolina 95 simples e em 1,691 euros por litro para o gasóleo simples.

O preço eficiente tem em conta o valor dos combustíveis nos mercados internacionais de referência, os respetivos fretes marítimos, a logística primária, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis, a componente do retalho e os impostos.

[Notícia atualizada às 12h43]

Leia Também: DGC fiscalizou 289 mensagens publicitárias a créditos. Eis a conclusão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório