Em janeiro de 2024, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 7,6 mil milhões de euros, para 270,6 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta sexta-feira.
"Esta evolução refletiu sobretudo o aumento dos títulos de dívida (6,4 mil milhões de euros), principalmente de longo prazo, e a obtenção de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento de 0,7 mil milhões de euros", pode ler-se no comunicado do supervisor da banca.
Os depósitos das administrações públicas aumentaram 6,8 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 0,8 mil milhões de euros, para 252,5 mil milhões de euros.
De recordar que a dívida pública "corresponde às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo".
"Existem várias formas de medir a dívida pública. Em Portugal, e nos outros países da União Europeia (UE), utiliza-se uma definição harmonizada que é, comummente, designada por “dívida de Maastricht”", conclui o supervisor.
Leia Também: Célia Leiria estreia-se como compositora no novo álbum 'Mulher Amor'