Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Restaurante pode impedir cliente de ocupar mesa só por estar sozinho?

Conheça os seus direitos.

Restaurante pode impedir cliente de ocupar mesa só por estar sozinho?
Notícias ao Minuto

07:27 - 01/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Restauração

Imagine que vai almoçar ou jantar fora sozinho e o restaurante lhe nega a atribuição de uma mesa por não estar acompanhado. Esta situação é legal? Não, segundo a DECO PROteste, o restaurante pode, quanto muito, oferecer-lhe alternativas.  

"Se pretender fazer uma refeição sozinho, o restaurante não pode negar-lhe mesa, se esta estiver disponível. Quando muito, pode sugerir-lhe alternativas que passem, por exemplo, por tomar um lugar ao balcão, mas o consumidor tem direito a recusar a proposta", explica a organização de defesa do consumidor. 

Ora, a DECO PROteste entende que, "ainda que um consumidor sozinho possa ocupar um espaço que daria para servir uma refeição a um maior número de pessoas – que, em teoria, consumiriam mais –, tem direito a ele e negá-lo pode ser discriminação". 

Verificou um incumprimento? Reclame

Se esta situação lhe acontecer, saiba que pode sempre reclamar. Pode recorrer ao "portal Reclamar da DECO PROteste para reportar estas e outras situações potencialmente lesivas dos seus direitos enquanto consumidor".

"Também pode apresentar queixa diretamente à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Pode, ainda, fazer reclamação através do livro de reclamações tradicional, que não lhe pode ser recusado, ou do eletrónico. Para o efeito, alguns dos elementos de afixação obrigatória, como o nome do estabelecimento, podem ser úteis", explica a organização de defesa do consumidor. 

Leia Também: Cabaz alimentar? Mais 8€ do que há um ano e há alimentos bem mais caros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório