Esta ligeira revisão em alta deve-se a uma melhoria dos dados do consumo privado, informou hoje o instituto nacional de estatística francês (INSEE) na publicação dos números revistos.
Apesar desta melhoria, o INSEE manteve o crescimento do PIB para todo o ano de 2023 em 0,9%, ligeiramente abaixo da previsão do Governo de 1%.
No terceiro trimestre, o PIB francês estagnou, depois de ter registado um aumento de 0,6% no segundo trimestre.
Nos últimos três meses do ano, o poder de compra das famílias em termos de rendimento disponível bruto registou uma recuperação de 0,6%, depois de ter diminuído nos três primeiros trimestres.
Do mesmo modo, a taxa de poupança das famílias aumentou para 17,9% do rendimento disponível bruto, contra 17,3% no trimestre anterior.
As exportações também recuperaram no quarto trimestre, tendo-se mantido estáveis após uma descida de 0,7% no terceiro trimestre.
Quanto às importações, diminuíram 2,3% no último trimestre do ano, depois de terem diminuído 0,4% no trimestre anterior.
A contribuição do setor externo no seu conjunto para a evolução do PIB foi claramente positiva no quarto trimestre, com um aumento de 0,9%, após uma ligeira descida de 0,1% no quarto trimestre.
Leia Também: Inflação em França desacelera para 2,9% em fevereiro