Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

França revê em alta crescimento do PIB para 0,1% no 4.º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da França subiu 0,1% no quarto trimestre de 2023, segundo dados revistos, depois dos números iniciais apontarem para uma estagnação no indicador, e o crescimento anual permaneceu em 0,9%.

França revê em alta crescimento do PIB para 0,1% no 4.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:49 - 29/02/24 por Lusa

Economia França

Esta ligeira revisão em alta deve-se a uma melhoria dos dados do consumo privado, informou hoje o instituto nacional de estatística francês (INSEE) na publicação dos números revistos.

Apesar desta melhoria, o INSEE manteve o crescimento do PIB para todo o ano de 2023 em 0,9%, ligeiramente abaixo da previsão do Governo de 1%.

No terceiro trimestre, o PIB francês estagnou, depois de ter registado um aumento de 0,6% no segundo trimestre.

Nos últimos três meses do ano, o poder de compra das famílias em termos de rendimento disponível bruto registou uma recuperação de 0,6%, depois de ter diminuído nos três primeiros trimestres.

Do mesmo modo, a taxa de poupança das famílias aumentou para 17,9% do rendimento disponível bruto, contra 17,3% no trimestre anterior.

As exportações também recuperaram no quarto trimestre, tendo-se mantido estáveis após uma descida de 0,7% no terceiro trimestre.

Quanto às importações, diminuíram 2,3% no último trimestre do ano, depois de terem diminuído 0,4% no trimestre anterior.

A contribuição do setor externo no seu conjunto para a evolução do PIB foi claramente positiva no quarto trimestre, com um aumento de 0,9%, após uma ligeira descida de 0,1% no quarto trimestre.

Leia Também: Inflação em França desacelera para 2,9% em fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório