Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 28º

Quer saber se vai receber ou pagar IRS? Há simuladores que podem ajudar

Tenha atenção que os simuladores aqui apresentados não são oficiais e, por isso, os dados apresentados não são vinculativos. Na dúvida, aguarde pelo simulador que será disponibilizado no Portal das Finanças quando arrancar a entrega do IRS - a 1 de abril.

Quer saber se vai receber ou pagar IRS? Há simuladores que podem ajudar
Notícias ao Minuto

10:23 - 29/02/24 por Beatriz Vasconcelos

Economia IRS

Se está curioso para saber se vai pagar ou receber reembolso do IRS, saiba que há vários simuladores que ajudam a fazer as contas ao imposto. Não são oficiais, mas ajudam a ter uma ideia do valor que poderá receber ou ter de colocar de parte para acertar contas com o Estado

Na dúvida, aguarde pelo simulador que será disponibilizado no Portal das Finanças quando arrancar a entrega do IRS - a 1 de abril - já que esse, sim, é oficial. 

O portal ComparaJá disponibiliza um simulador - ao qual pode aceder aqui - a partir do qual poderá "calcular o imposto a pagar ou receber em 2024 relativo aos rendimentos de 2023". 

"Destina-se a ajudar trabalhadores à conta de outrem (Categoria A), prestadores de serviços (B) e pensionistas (H) e está atualizado com as taxas e valores de referência para o ano de 2023, e é adequado para cálculos tanto de tributação conjunta como individual", explica a plataforma de comparação de tarifas. 

Também a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) disponibiliza uma ferramenta semelhante - que pode consultar aqui - e também permite calcular o IRS de 2023, que é o que será entregue este ano. 

A APFN nota, contudo, que a "simulação não contempla todas as situações declarativas pelo que deve ser usada como exemplo".

Também a PwC disponibiliza um simulador - que pode conferir aqui - e "permite ao utilizador estimar o IRS devido, relativamente ao ano de 2024, e comparar a diferença de rendimento líquido face a 2023".

A campanha de entrega do IRS, refira-se, arranca a 1 de abril e prolonga-se até ao final de junho. 

Leia Também: Já pode escolher a quem vai 'doar' 0,5% do seu IRS. Tudo o que deve saber

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório