Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição informou que "realizou hoje uma emissão de dívida sénior 'preferred' no valor de 500 milhões de euros, com maturidade a 08 de março de 2028 e opção de reembolso antecipado pelo banco no final do terceiro ano".
Segundo o Novo Banco, "as obrigações foram subscritas a 99,782%, com cupão fixo de 4,25% nos primeiros 3 anos, passando a variável" com "Euribor 3 meses acrescido de uma margem de 130pb [pontos base]".
O banco disse que "o 'rating' esperado da emissão é de Ba1 pela Moody's e BBB- pela Fitch".
A instituição disse que "anunciou de manhã a intenção de efetuar uma emissão obrigações sénior 'preferred', com forte interesse do mercado e a procura a atingir um máximo de 1,5 mil milhões de euros".
Segundo o Novo Banco, "esta transação permitirá ao Banco alcançar antecipadamente um rácio de MREL [requisito mínimo de fundos próprios e passivos elegíveis] superior a 27%".
"A emissão foi colocada junto de investidores institucionais internacionais, na sequência do 'roadshow' virtual a 27 de fevereiro, despertando interesse de c.90 investidores", indicou salientando que "a alocação final compreende uma base de investidores geograficamente diversificada, incluindo Reino Unido/Irlanda (34%), França (20%), Itália (20%), Ibéria (8%) e Nórdicos (7%)".
Esta emissão foi "maioritariamente colocada junto de investidores de referência, incluindo gestoras de ativos (78%) e bancos (10%)", sendo que a liquidação ocorrerá em 08 de março de 2024.
Leia Também: Novo Banco emite 500 milhões em obrigações cobertas com maturidade a 2027