Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

Serviço para carregar Andante no telemóvel disponível em março

Um novo serviço que permitirá carregar o bilhete Andante, usado na Área Metropolitana do Porto (AMP), através do telemóvel, poupando a obrigação de carregamento nas máquinas, deve entrar ao serviço em março, segundo os Transportes Intermodais do Porto (TIP).

Serviço para carregar Andante no telemóvel disponível em março
Notícias ao Minuto

18:18 - 28/02/24 por Lusa

Economia Telemóvel

A nova funcionalidade, denominada TOP UP, "permitirá o carregamento de títulos de transporte Andante (viagens ocasionais e passes) recorrendo ao telemóvel nos 2 sistemas operativos, Android e iOS, para utilizadores de transporte público que já possuem um cartão Andante azul (utilização ocasional) ou prateado (utilização frequente)", disse fonte dos TIP em resposta a questões da Lusa.

O agrupamento complementar de empresas que gere o sistema Andante estima que a nova funcionalidade, dedicada a 'smartphones', seja lançada "ainda no mês de março", e poderá "ser acedida via 'app' [aplicação já existente] Anda, mas sem que o cliente tenha de se registar".

"Trata-se de ter uma loja Andante no bolso ou sempre à mão", refere o agrupamento liderado por Manuel Paulo Teixeira, salientando que "os trabalhos técnicos estão a ser ultimados, pelo que ainda não está disponível ao público".

Hoje, em Lisboa, a transportadora Carris anunciou a implementação de um serviço semelhante, denominado CarrisWay, que vai permitir carregar os passes e outros títulos de transporte no cartão Navegante através de um 'smartphone'.

No caso do serviço do Andante, bastará descarregar a aplicação Anda, aceder ao novo serviço, encostar o cartão Andante à parte de trás do telemóvel, escolher o título de transporte que se pretende carregar (ocasionais ou passes), tendo a opção de preenchimento dos dados para emissão de fatura, meio de pagamento e aguardar o sucesso da operação sem retirar o cartão da parte de trás do telemóvel.

Quanto ao atual portal Andante, já permite a renovação dos perfis de assinatura Normal, depois de já permitir a Estudantes e Terceira Idade, estando os TIP "a trabalhar no alargamento das funcionalidades já existentes aos restantes perfis, como Social+ e Antigo Combatente".

Atualmente, para as primeiras três categorias, já é possível "aderir (ou seja pedir o passe pela 1ª vez)", "renovar (o perfil anual)", "pedir 2ª via do cartão" ou "consultar movimentos".

"Com o lançamento dos passes gratuitos tivemos muitas adesões, pelo que o portal é uma ferramenta cada vez mais importante e assumirá grande relevância na altura das renovações (agora só para os Estudantes entre os 19 e os 23 anos)", refere fonte oficial dos TIP.

Leia Também: Novas sanções contra Huthis incluem vice-comandante iraniano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório