Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Aprovadas mais de três mil candidaturas ao Porta 65. E os pagamentos?

Governo assegura que os mais de três mil beneficiários com candidaturas aprovadas já viram as subvenções pagas na semana passada - e com retroativos.

Aprovadas mais de três mil candidaturas ao Porta 65. E os pagamentos?
Notícias ao Minuto

07:36 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia Arrendamento

O Governo revelou que foram aprovadas mais de três mil candidaturas ao Porta 65 - que esteve com atraso de vários meses -, sendo que os pagamentos já foram pagos na semana passada e com retroativos, assegurou fonte da tutela ao Notícias ao Minuto

"As candidaturas apresentadas no mês de setembro tiveram o apuramento dos resultados há duas semanas, com 3.045 candidaturas subvencionadas", disse fonte do Ministério da Habitação ao Notícias ao Minuto.

Ora, estas candidaturas que foram aprovadas "tiveram as subvenções pagas durante a semana passada, sendo garantido aos beneficiários que o pagamento retroage à data da submissão da candidatura". 

A espera foi longa para muitos que aguardavam uma resposta desde setembro do ano passado, mas a lista dos resultados das candidaturas ao Porta 65 foi divulgada só este mês

O atraso de mais de meio ano, que levou a várias queixas e reclamações por parte dos candidatos, está relacionado com as alterações introduzidas ao programa, em meados de 2023, indicou a mesma fonte da tutela. 

"Desde junho de 2023, e com as alterações promovidas no âmbito do Mais Habitação, as candidaturas passaram a poder ser apresentadas em contínuo, substituindo os três períodos anuais de candidatura". Ora, "esta alteração implicou alterações à plataforma Porta 65 Jovem e ao sistema de análise, que obrigou a um atraso que já se encontra em recuperação", explicou fonte da tutela, na altura, ao Notícias ao Minuto.

De referir que o Porta 65 destina-se a jovens isolados ou em coabitação com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos com contrato de arrendamento de fração completa (arrendamento de quartos não é aceite) ou a casais em que um dos elementos pode ter 36 anos e o outro elemento 34 anos, no máximo.

Leia Também: Candidatou-se ao Porta 65? Resultados já foram publicados (confira aqui)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório