Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Confiança dos empresários na Alemanha melhora ligeiramente em fevereiro

A confiança dos empresários na Alemanha melhorou ligeiramente em fevereiro, depois de duas quedas consecutivas, com expectativas menos pessimistas para os próximos meses, num contexto em que a economia do país está em recessão.

Confiança dos empresários na Alemanha melhora ligeiramente em fevereiro
Notícias ao Minuto

10:40 - 23/02/24 por Lusa

Economia Alemanha

De acordo com o instituto de investigação económica alemão (Ifo), o índice de confiança das empresas no conjunto da Alemanha subiu em fevereiro para 85,5 pontos, mais três décimas de ponto percentual do que em janeiro.

O Ifo sublinhou que as avaliações da situação se mantiveram inalteradas em 86,9 pontos, com um equilíbrio entre respostas positivas e negativas.

Por setor, a confiança das empresas na indústria transformadora caiu para o nível mais baixo desde setembro de 2020, com as expectativas a permanecerem quase tão pessimistas como antes e as carteiras de encomendas a continuarem a diminuir, com as empresas a anunciarem novos cortes na produção.

Nos serviços, o clima empresarial melhorou, uma vez que os fornecedores estão agora mais satisfeitos com os negócios e o pessimismo em relação às expectativas diminuiu em comparação com janeiro, embora a tendência nas encomendas seja fraca.

No que diz respeito ao comércio, a confiança voltou a cair e os empresários mostraram-se "visivelmente menos satisfeitos com a situação atual", ao mesmo tempo que se mostraram muito céticos em relação aos próximos meses, embora as suas expectativas tenham melhorado ligeiramente.

Por último, no setor da construção, o indicador de atividade aumentou ligeiramente em relação ao mínimo histórico, embora as expectativas tenham caído para o nível mais baixo desde 1991.

Leia Também: Confirma-se. Economia alemã contrai 0,3% no 4.º trimestre de 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório