Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 28º

Jovens, eis quem recebe e como pedir o prémio salarial (de até 1.500€)

Fique a par dos requisitos da medida - e saiba como pode ser feito o pedido.

Jovens, eis quem recebe e como pedir o prémio salarial (de até 1.500€)
Notícias ao Minuto

07:23 - 23/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia prémio salarial

Já está disponível o pagamento do prémio salarial, no valor de entre 697 e 1.500 euros, medida que foi aprovada no âmbito do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) e cujas regras foram publicadas em Diário da República na quinta-feira.

Os jovens terão direito à devolução do valor equivalente à propina ao longo de um período equivalente ao número de anos do curso, ou seja, até quatro anos para licenciados, até seis anos no caso de mestrados integrados e dois anos para mestrados.

Para obter a devolução de propinas, os jovens devem cumprir os seguintes requisitos, segundo a Autoridade Tributária (AT):

  • até 35 anos de idade, inclusive, no ano de atribuição do Prémio Salarial;
  • obtido em Portugal, o grau académico de licenciado e/ou de mestre, ou, ter obtido grau académico estrangeiro, reconhecido em Portugal como tendo um nível, objetivos e natureza idêntico àqueles mesmos graus portugueses;
  • rendimentos do trabalho, por conta de outrem (categoria A), ou independente (categoria B);
  • entregue declaração de rendimentos para efeitos de IRS, dentro do prazo legal;
  • a situação tributária regularizada, perante a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), à data do pagamento do Prémio Salarial;
  • residência fiscal em Portugal.

Costa nota que jovens licenciados podem receber prémio a partir de hoje

O primeiro-ministro destacou que os jovens licenciados e mestres podem requerer a partir de hoje o pagamento do prémio salarial, no valor entre 697 e 1.500 euros, medida que foi aprovada no âmbito do Orçamento deste ano.

Lusa | 20:09 - 22/02/2024

Como pedir? 

Segundo a AT, o prémio salarial "depende de requerimento, mediante formulário eletrónico disponível no Portal ePortugal, até ao final do mês de maio do ano seguinte à verificação dos pressupostos para a sua atribuição".

No Portal ePortugal, selecione 'Prémio Salarial', autentique-se, preencha/confirme o Formulário e submeta-o, recomenda o Fisco. 

"A Direção-geral do Ensino Superior (DGES) transmite à AT a informação relativa ao grau académico, bem como o respetivo número de anos do ciclo de estudos em causa, no prazo de 30 dias após o final de maio, ou seja, até 30 de junho. Após receber a informação da DGES, a AT dispõe também de um prazo de 30 dias, até 30 de julho, para efetuar a verificação dos pressupostos da sua competência e proceder ao pagamento do Prémio Salarial", explica a AT.

O Fisco adianta ainda que o valor é pago, pela AT, por transferência bancária, através do IBAN registado na AT e no estado de 'Confirmado'.

Leia Também: Prémio salarial para jovens qualificados? Em horas, há milhares na 'fila'

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório