Banco Central da Turquia mantém taxas de juro em 45%

O Banco Central da Turquia manteve hoje as taxas de juro em 45%, o valor fixado em janeiro passado, após oito meses de subidas graduais para combater a inflação, atualmente próxima dos 65%, foi anunciado.

Banco Central da Turquia mantém taxas de juro em 45%

© Lusa

Lusa
22/02/2024 13:08 ‧ 22/02/2024 por Lusa

Economia

Turquia

"O conselho de política monetária decidiu manter as taxas de juro a prazo de uma semana inalteradas em 45%", declarou o banco em comunicado hoje publicado.

A última subida, de 2,5 pontos percentuais, ocorreu no mês passado, mas o banco indicou já nessa altura que seria provavelmente a última, uma vez que o nível necessário para conter a inflação tinha sido atingido.

A demissão, no início de fevereiro, de Hafize Gaye Erkan, a governadora do Banco Central nomeada em junho passado, que iniciou a política de aumentos graduais depois de anos de taxas muito abaixo da inflação, não alterou a política monetária da instituição.

O substituto, Fatih Karahan, já indicou, depois da sua tomada de posse, que iria manter a política monetária iniciada pela antecessora.

"Os indicadores recentes sugerem que a procura interna permanece moderada. A inércia na inflação dos serviços, os riscos geopolíticos e os preços dos alimentos mantêm a pressão inflacionista", afirmou o banco no comunicado de hoje.

"O Comité considera que o atual nível das taxas de juro será mantido até que se verifique uma descida significativa e sustentada da tendência subjacente da inflação mensal e até que as expectativas de inflação convirjam para o intervalo projetado", acrescentou.

"A política monetária será reforçada no caso de se prever uma deterioração significativa e persistente das perspetivas de inflação", acrescentou o banco.

A taxa de inflação homóloga da Turquia atingiu um máximo de duas décadas de 85% no final de 2022, mas após alguns meses de declínio e alguma estabilização, voltou a subir em dezembro de 2023 para atingir 65% em termos homólogos, valor no qual permanece atualmente.

Leia Também: Forças navais turcas vão defender as águas da Somália durante dez anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas