Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Banco Central da Turquia mantém taxas de juro em 45%

O Banco Central da Turquia manteve hoje as taxas de juro em 45%, o valor fixado em janeiro passado, após oito meses de subidas graduais para combater a inflação, atualmente próxima dos 65%, foi anunciado.

Banco Central da Turquia mantém taxas de juro em 45%
Notícias ao Minuto

13:08 - 22/02/24 por Lusa

Economia Turquia

"O conselho de política monetária decidiu manter as taxas de juro a prazo de uma semana inalteradas em 45%", declarou o banco em comunicado hoje publicado.

A última subida, de 2,5 pontos percentuais, ocorreu no mês passado, mas o banco indicou já nessa altura que seria provavelmente a última, uma vez que o nível necessário para conter a inflação tinha sido atingido.

A demissão, no início de fevereiro, de Hafize Gaye Erkan, a governadora do Banco Central nomeada em junho passado, que iniciou a política de aumentos graduais depois de anos de taxas muito abaixo da inflação, não alterou a política monetária da instituição.

O substituto, Fatih Karahan, já indicou, depois da sua tomada de posse, que iria manter a política monetária iniciada pela antecessora.

"Os indicadores recentes sugerem que a procura interna permanece moderada. A inércia na inflação dos serviços, os riscos geopolíticos e os preços dos alimentos mantêm a pressão inflacionista", afirmou o banco no comunicado de hoje.

"O Comité considera que o atual nível das taxas de juro será mantido até que se verifique uma descida significativa e sustentada da tendência subjacente da inflação mensal e até que as expectativas de inflação convirjam para o intervalo projetado", acrescentou.

"A política monetária será reforçada no caso de se prever uma deterioração significativa e persistente das perspetivas de inflação", acrescentou o banco.

A taxa de inflação homóloga da Turquia atingiu um máximo de duas décadas de 85% no final de 2022, mas após alguns meses de declínio e alguma estabilização, voltou a subir em dezembro de 2023 para atingir 65% em termos homólogos, valor no qual permanece atualmente.

Leia Também: Forças navais turcas vão defender as águas da Somália durante dez anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório