Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

"Conjuntura é menos difícil do que se imaginava"

O Presidente da República mostrou-se hoje otimista que o turismo vai continuar a vencer os desafios, considerando também que a conjuntura é menos difícil do que se imaginava há algum ano, mas mais difícil do que se desejaria.

"Conjuntura é menos difícil do que se imaginava"
Notícias ao Minuto

20:04 - 21/02/24 por Lusa

Economia Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa participou hoje por vídeo na abertura do 34.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), no Funchal (Madeira).

"Tenho pena de não estar convosco hoje [na Madeira] porque o vosso congresso acontece num momento que é um momento muito importante para a economia portuguesa. É importante porque o contexto internacional não é fácil. Não é fácil em termos geopolíticos, com duas guerras e mais um conflito aberto. Não é fácil em termos económicos. Os custos económicos dessa situação geopolítica em grandes economias, por exemplo, a China. Mas, sobretudo, no que nos toca mais diretamente na Europa", afirmou, exemplificando, por exemplo, com a economia alemã, "que não arranca".

Ainda assim, o Presidente da República considerou que a conjuntura "vai ser, portanto, um tempo menos difícil do que se imaginava há meio ano, mas mais difícil do que aquilo que se desejaria para todos".

O Presidente da República reafirmou ainda que neste contexto Portugal tem uma oportunidade.

"Estamos perto daquilo que é a inserção europeia, mas longe das áreas de tensão, longe das regiões mais problemáticas, o que é uma vantagem em termos turísticos", disse, lembrando que isso "permite novos públicos", enquanto "permite antigos públicos desviados" para Portugal.

E é neste quadro - reforça - que se tem que prosseguir o relançamento do turismo português.

"E estes próximos meses vão ser decisivos. Mas pelo meio não há ciclos políticos que se podem sobrepor e podem interromper, prejudicar? A minha resposta é não. Há ciclos em tempos diferentes, mas esses ciclos vão sendo vividos e devem ser vividos com a normalidade constitucional. E sobretudo, com a normalidade económica e social", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a elogiar a capacidade dos agentes do setor de se reinventarem, sempre antevendo os problemas e respondendo com muita determinação.

"Por isso, estou otimista e vejo com otimismo a vossa magna reunião aí na Madeira. Um grande abraço para todas e para todos com a certeza de que também este ano os desafios para o turismo português, o mesmo será dizer para a economia portuguesa ou para Portugal, serão vencidos", conclui.

O congresso nacional da AHP conta com 500 participantes e decorre até sexta-feira, sob o tema "Horizonte 20-30".

Leia Também: Novo aeroporto? Ficará "algures no continente português"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório