Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 29º

Estão em 'saldos'? Saiba (afinal) o que são as taxas de juro mistas

Há cada vez mais clientes a optar pelas taxas de juro nos empréstimos para comprar casa - e os bancos tentam, a partir delas, atrair novos clientes. Saiba em que consistem.

Estão em 'saldos'? Saiba (afinal) o que são as taxas de juro mistas
Notícias ao Minuto

10:04 - 19/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia créditos

Há cada vez mais clientes bancários a optar pelas taxas de juro mistas no empréstimo da casa e os bancos também estão a apostar neste regime para atrair novos clientes, antes da descida das Euribor, que está prevista para este ano. 

Afinal, o que são os empréstimos com taxa de juro mista? 

"Nos empréstimos contraídos a taxa de juro mista, as partes acordam que o contrato de crédito tem um período em que a taxa é fixa, seguido de um período em que a taxa é variável", explica o Banco de Portugal (BdP). 

Exemplo: "Um empréstimo à habitação a 30 anos pode ter uma taxa fixa durante os primeiros 5 anos e uma taxa variável, indexada à Euribor, nos restantes 25 anos".

"No período em que se aplique a taxa variável, as instituições de crédito não podem rever o valor do indexante com uma periodicidade diferente do prazo desse mesmo indexante. Por exemplo, nos contratos em que o indexante seja a Euribor a 3 meses, o valor dessa taxa só pode ser revisto de 3 em 3 meses", adianta ainda o BdP.

Taxas de juro mistas estão em 'saldos'? 

Os bancos em Portugal estão a antecipar-se à descida da Euribor com 'saldos' nas taxas mistas. De acordo com o Público, vários bancos têm em curso campanhas promocionais de taxas de juro mistas, para prazos muito curtos.

Isto, numa altura em que a opção por taxas totalmente fixas continua residual nos contratos ao crédito à habitação.

Os dados mais recentes do BdP, divulgados no início do mês, mostram que, em 2023, assistiu-se a um "aumento das novas operações de crédito à habitação com taxa mista (isto é, empréstimos com taxa de juro fixa num período inicial do contrato, seguido de um período em que a taxa de juro é variável), que passaram de 16% do montante de novas operações em dezembro de 2022 para 71% em dezembro de 2023".

Leia Também: Taxa Euribor sobe a três meses e desce a seis e a 12 meses

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório