Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Corte das taxas de juro? "Quando vai acontecer é ainda incerto"

Mário Centeno prevê, ainda assim, que aconteça mais cedo do que se antecipava há seis ou nove meses.

Corte das taxas de juro? "Quando vai acontecer é ainda incerto"
Notícias ao Minuto

14:09 - 13/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, considera muito provável que o Banco Central Europeu (BCE) corte as taxas de juro depois deste período de pausa, mas não adianta ainda qual será o momento em que esta redução poderá acontecer. 

"Parece claro, altamente provável, que o próximo movimento depois deste estado de pausa na taxa, seja de redução. Quando vai acontecer é ainda incerto (...) esse momento chegará mais cedo do que poderíamos pensar há seis ou nove meses", disse Centeno, em declarações à SIC Notícias. 

As declarações do governador do BdP surgem numa altura em que algumas famílias podem estar já a sentir um alívio muito ligeiro na prestação da casa

É que fevereiro trouxe uma ligeira redução da prestação da casa para quem tem contratos com taxa variável com a Euribor a três e seis meses, de acordo com simulações da DECO PROteste para o Notícias ao Minuto

Em causa estão descidas de 4,32 euros nos contratos com Euribor a seis meses e de 3,93 euros nos que têm contratada a Euribor a três meses, num cenário de financiamento 150 mil euros a 30 anos e spread 1%.

Porém, no caso da Euribor a 12 meses, as prestações ainda deverão assistir a uma subida, no valor de cerca de 24 euros. 

Já esta terça-feira, a taxa Euribor desceu a três, a seis e a 12 meses face a segunda-feira, mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.

Segundo dados do BdP referentes a novembro de 2023, a Euribor a 12 meses representava 37,4% do 'stock' de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Os mesmos dados indicam que a Euribor a seis e a três meses representava 36,1% e 23,9%, respetivamente.

Leia Também: Euribor desce a três, a seis e a 12 meses

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório